Rede de supermercados reduz custos e moderniza gestão de tecnologia com outsourcing de serviços

Cenário

No concorrido setor de varejo, uma importante rede de supermercados, com mais de 800 unidades no Brasil, enfrentava o desafio de gerenciar a grande demanda por manutenção e reparos de equipamentos, necessários à operação como computadores de caixa, scanners, caixas registradoras, impressoras e antenas de Wi-Fi.

O seu sistema interno de comunicação, pouco eficiente e prestado por vários provedores de serviços, apresentava sinais de comprometimento importante da gestão, colocando em risco o atendimento aos clientes. Aliado ao conhecimento sobre o setor varejista, a Logicalis entendeu como eliminar as dores da empresa e foi a escolhida para executar o projeto.

Solução

Para esse desafio, a Logicalis propôs uma estratégia de outsourcing de serviços de tecnologia dentro da varejista. O primeiro passo foi criar uma infraestrutura de atendimento em modo Service Desk, exclusiva para a franquias e lojas próprias. Assim, a Logicalis assumiu o atendimento de todas as chamadas da rede de supermercados. E para garantir velocidade e eficiência, contou com um sistema de alarme e monitoramento. 

Para atendimento de quaisquer problemas tecnológicos, o projeto incluiu um número 0800 dedicado, nas lojas e nos escritórios, com duas principais frentes:

  • Atendimento remoto: com profissionais devidamente treinados, muitos problemas podem ser resolvidos remotamente. O suporte Logicalis, que conta com um time de profissionais certificados e preparados, presta atendimento por telefone ou e-mail (em breve também por aplicativo). 
  • Atendimento local: Além de prover soluções rápidas, o service desk ajuda a separar os problemas mais simples dos que exigem manutenção física ou troca de equipamentos. Nesse caso, a Logicalis envia profissionais qualificados diretamente para o local ou entra em contato direto com as empresas especializadas. 

O full outsourcing dá à Logicalis a responsabilidade por toda a operação de TI da rede de supermercados, com atendimento em todos os níveis, que inclui matriz, sete depósitos centrais e mais de 800 lojas em todo o território nacional. 

Benefícios

As demandas de problemas tecnológicos foram eliminadas, gerando outros benefícios intangíveis, como o direcionamento de profissionais do grupo varejista, antes envolvidos com gestão e manutenção dos equipamentos, para outras atividades estratégicas do negócio. Sem contar com a redução de custos proporcionada pelo processo de outsourcing. O resultado é uma dinâmica mais eficiente, rápida e com amparo técnico para manter o bom funcionamento dos supermercados. 

Outro ganho do projeto é que a rede de supermercados pode contar com o ecossistema Logicalis, que trabalha com acompanhamento de consultores especializados, com foco nas práticas de processo, governança, gerenciamento e roadmap de novas tecnologias, como IoT e cloud, na empresa. Esse valor agregado é entregue em uma relação de confiança e também proporciona uma experiência do cliente cada vez melhor.