Sonda melhora UX em sua rede com apoio da Logicalis

Cenário

O Sonda, uma das maiores redes de supermercados de São Paulo, vinha enfrentando problemas com a instabilidade de links em suas lojas, comprometendo um dos pontos-chave do varejo: o bom atendimento.

"Apesar de ter contratado dois links de operadoras diferentes, quando um saía do ar, o outro precisava ser ativado manualmente, acarretando formação de filas, interrupção do pagamento por cartão de crédito, perdas de vendas e propaganda negativa da marca", explica Alexander Bezuti, gerente de TI do Grupo Sonda.

Outro desafio era a necessidade de adequação às regras do PCI, padrão global de segurança, para garantir máxima proteção dos dados dos clientes. O varejista necessitava de uma consultoria personalizada para entender as urgências do negócio e desenhar soluções sob medida. A Logicalis foi o parceiro escolhido para ajudar a rede a vencer esses obstáculos.

Solução

A alta disponibilidade e a segurança de dados são estratégicas e críticas para o negócio. E quando se trata de varejo a situação é ainda mais complicada. Para garanti-las, a Logicalis implementou a solução de SD-WAN, que além de aumentar o tráfego de dados e conectar lojas e CDs, entrega uma camada importante de segurança da informação, melhorando cada vez mais a experiência dos clientes.

As redes inteligentes SD-WAN proporcionam maior disponibilidade e largura de bandas nas lojas, utilizando diversos links de baixo custo com uma camada de inteligência de software. Além disso, abre caminhos para a transformação digital, possibilitando habilitar tecnologias como vídeo analytics e serviços digitais. Sem contar com a redução de custos com links, aumento de faturamento da empresa e mais agilidade na instalação do link (e abertura de novas lojas), capilaridade e independência da operadora.

Benefícios

A Logicalis iniciou os trabalhos com uma consultoria personalizada, que levou à implementação do SD-WAN, garantindo a esperada alta disponibilidade do sistema, eliminação de filas em todas as lojas e total segurança de dados dos clientes, mantendo a rede compliance com as exigências do PCI.

O SD-WAN proporcionou alto valor agregado, porque é o primeiro passo para a adoção de tecnologias que impulsionam o negócio como Self Checkout, Wi-Fi Inteligente, Smart Lockers, Etiquetas Eletrônicas, Digital Signage e até Lojas Autônomas. Tudo isso sempre analisando e correlacionando dados para uma melhor experiência de compra do usuário e consequente impulso nas vendas.

A Logicalis segue como parceira na evolução da jornada digital do varejista, em linha com a equipe de TI interna, realizando treinamentos para que seja explorado todo o potencial da solução e entendimento de como construir hoje o futuro do negócio com tecnologias emergentes.