Modernização e serviços gerenciados aumentam a disponibilidade e reduzem custos

Cenário

A Pareto S/A é uma empresa argentina de empréstimos pessoais 100% online. Com todos os seus processos realizados de forma inteiramente online, a companhia contava com um ambiente on-premises para fazer seu processamento. Com o crescimento das operações, a companhia passou a enfrentar desafios como pouca escalabilidade e dificuldade no redimensionamento dos recursos físicos.

Ao mesmo tempo, sua área de TI viu crescer a necessidade de centralizar os itens de segurança; criar e configurar recursos escaláveis e dimensionáveis; contar com um ambiente com alta disponibilidade para maior garantia de confiabilidade e com a possibilidade de contar com ambientes com utilização sazonal para otimização de custos. Além disso, era preciso configurar serviços gerenciados e SaaS adicionais, além de ampliar o controle de custos.

Diante deste contexto, a Pareto decidiu migrar sua infraestrutura para a nuvem AWS, que poderia garantir a flexibilidade demandada, além de oferecer um grande volume de zonas de disponibilidade e regiões, além e serviços que dariam suporte ao crescimento dinâmico e escalável do negócio. Faltava definir um parceiro de implementação.

Solução

Para absorver todos os recursos oferecidos pela AWS, a Pareto precisava de um parceiro com competência de DevOps, auditado pela equipe AWS e que trouxesse a melhor experiencia de migração e serviços gerenciados. Atendendo estes critérios, a escolhida para a tarefa foi a Logicalis, que desenvolveu o projeto executando serviços como consultoria DevOps para as transformações de negócios e tecnologia da Pareto, entrega escalonável de implantação de aplicativos/serviços e gerenciamento de deploy, e suporte do pipeline de CI/CD.

A Logicalis também foi a responsável pela implantação e migração de aplicativos e serviços, integrando-os com as metodologias de CI/CD da Pareto, abstração de implantação e implantação de infraestrutura e alinhamento com as melhores práticas AWS. Além disso, o contrato também prevê a gestão e monitoramento do ambiente 24x7, bem como o gerenciamento de segurança e o gerenciamento de custos do cliente, demonstrando o custo diário e mensal e análises de utilização com a criação de schedules desligamento de recursos com utilização reduzida, por exemplo.

Com esses serviços a Logicalis leva para a Pareto a melhor utilização da nuvem AWS, com as melhores práticas, auxiliando no desenho de novas arquiteturas e contemplando novos recursos que atendam às demandas do negócio e aplicando novas soluções para redução, otimização de custos.

Benefícios

Com a migração para a nuvem e a implementação das melhorias propostas, a Pareto viu crescer a capacidade de sua infraestrutura de receber requisições, diminuindo o tempo de entrega das informações e o downtime. A utilização de recursos de forma escalável também trouxe adaptação dos recursos conforme a demanda, garantindo a utilização real dos recursos e a otimização de custos.

Além disso, a utilização de RDS em multi-AZ aumentou a confiabilidade dos dados, já que todos contam com cópias standby com replicação automática, além de backups também executados de forma automática. A utilização do DMS também permitiu manter a geração dos relatórios gerenciais sem perda de eficácia.

Por fim, o Cost Management Logicalis trouxe ao cliente o real controle de consumo, com alertas, automatização de uso de ambientes sazonais e reservas de recursos com uso estável.