Mineradora Barrick adota soluções de colaboração com a Logicalis

O cliente

Para melhorar a qualidade das comunicações entre suas sedes, a mineradora Barrick, empresa líder mundial em produção de ouro, implementou a Telefonia IP na mina de Lagunas Norte. Incorporou, ainda, outras tecnologias, que tiveram impacto positivo no negócio, permitindo diminuir custos e aumentar a produtividade operacional e dos colaboradores.

O desafio

A mina de Lagunas Norte contava com um sistema de telefonia digital e analógica, porém tal solução apresentava inconvenientes de capacidade, qualidade e interconexão entre as sedes da organização. Além disso, não permitia dispor de soluções de colaboração, como videoconferência ou telepresença. Nesse contexto, a Barrick precisava de uma solução que integrasse mensagens unificadas, presença, videoconferência e mobilidade, entre outras tecnologias com impacto positivo sobre o negócio.

A solução

Para atender a esses requisitos, a Logicalis Peru projetou uma solução independente de Telefonia IP que incorpora videoconferência e Berbee-alto-falante. As tecnologias compradas foram o Cisco Unified Communications Manager 8.5, que possibilita formar um cluster de comunicação (dois equipamentos que trabalham como um) e o Cisco Unity Connection 8.5, que permite mensagens de voz. Também foram incorporados diversos telefones IP: Cisco Unified IP Phone 7942G, Cisco Unified IP Phone 7945G, Cisco Unified IP Phone 7962G com módulo de expansão 7915, Cisco Unified IP Conference Station 7937G e telefones sem fio, como o Cisco 7925G-EXT, assim como terminais de videoconferência.

O aplicativo Berbee complementa a solução de comunicações unificadas, oferecendo serviço de envio de mensagens de áudio e/ou texto de um telefone IP (ou via Web) para os demais telefones IP da filial. Dessa forma, é possível enviar alertas em casos de emergência, avisos em massa e utilizar alto-falante para procurar pessoas em zonas diferentes da empresa. Assim, a entrega desse tipo de informação ao pessoal da localidade de Lagunas Norte ganha agilidade.

Os benefícios

Com o projeto, Lagunas Norte tornou-se uma das primeiras sedes da Mineradora Barrick na América do Sul a incorporar a Telefonia IP da Cisco.

O projeto durou três meses, desde a chegada do equipamento, preparação dos equipamentos de trabalho, transporte dos equipamentos até a mina e implementação da solução. A fim de cumprir com os requisitos exigidos e prazos do cliente, também foram realizados cursos de introdução.

Atualmente, a Logicalis Peru fornece à organização a manutenção e o suporte das soluções. Do mesmo modo, está promovendo o uso dos softphones em laptops e dispositivos móveis com o objetivo de otimizar os custos de roaming associados ao uso de celulares em viagens dos funcionários ao exterior.