Maior mineradora de ferro do mundo moderniza operação com rede SDN

CENÁRIO

A tecnologia é a grande aliada do setor de mineração no país em direção à Mineração 4.0, que envolve a alta aplicação de recursos tecnológicos, alinhada à evolução do digital. Foi esse o compromisso que a Logicalis assumiu ao vencer a concorrência para modernizar as plantas da maior produtora de minério de ferro do mundo.

O desafio da mineradora era a necessidade de atualizar a arquitetura de rede das plataformas com o objetivo de centralizar o gerenciamento da operação para aprimorar a gestão e estabelecer uma comunicação ágil e inteligente entre todas as plataformas.

A automação de processos também era uma das necessidades prementes, para eliminar o trabalho manual e assim reduzir o número de profissionais no interior das plantas, promovendo mais proteção e segurança, longe das áreas de risco. Além disso, com todas essas transformações, aumentar produtividade e eficiência.

O projeto de Rede SDN (Software Defined Network – Rede Definida por Software) com as soluções ACI (Application Centric Infrastructure) e Hyperflex da Cisco foi a indicação da Logicalis para promover conectividade entre os principais data centers da mineradora e permitir a conexão remota com cada uma das suas plantas.

SOLUÇÃO

A operação de uma mineradora é altamente complexa. Para desenhar uma arquitetura eficiente e pronta para o futuro, é essencial contar com uma equipe de excelência técnica, com certificações de prestígio no mercado e experiente em implementações robustas no setor.

Esses foram alguns dos fatores que despertaram a mineradora para selecionar a Logicalis, que conta com mais de mil profissionais certificados. Somente em tecnologias Cisco são mais de 620 certificações. É o parceiro mais experiente nesse tipo de implementação de rede definida por software desse porte na América Latina.

Tudo isso porque se trata de uma solução que exige conhecimento muito específico para um trabalho de implementação bastante árduo, envolvendo o remanejamento total do ambiente de rede. Uma estratégia de implementação que demanda uma reformulação da arquitetura de rede muito agressiva, mudando inclusive conceitos e paradigmas nos quais a rede vem se apoiando ao longo de mais de 20 anos.

A solução ACI, da Cisco, foi essencial para atingir às expectativas da mineradora e superar os desafios. Isso porque, entre outras funcionalidades, oferece ponto único de gerenciamento de todos os componentes do fabric appliances APIC, spine e leaf. Além de proporcionar simplicidade de operação do ambiente, permitindo padronização dos processos e políticas de segurança.

Outro benefício importante que contribuiu para o êxito do projeto é que essa tecnologia é totalmente escalável e fácil para adição de novas interfaces, garantindo expansão de acordo com necessidades futuras.

O projeto contempla a modernização de todos os sites da mineradora. Os primeiros atualizados tinham infraestruturas tradicionais, compostas por camadas de computação, armazenamento e rede em silos separados.

Com a nova arquitetura, apoiada em SDN e na ACI da Cisco, o gerenciamento passou a ser centralizado e baseado na nuvem. Em conjunto com outra tecnologia da Cisco, o HyperFlex, proporciona hoje plataforma de dados de alto desempenho e hiperconvergência.

BENEFÍCIOS

No ambiente SDN, os sistemas estão mais conectados e interligados nas plantas e entre elas. O fluxo constante de informações nessa arquitetura integrada aprimora a cada dia processos e, consequentemente, procedimentos operacionais específicos da mineradora.

Outro ganho importante é a maior segurança aos trabalhadores com a ampliação da automação de processos. Assim, não há a necessidade de estarem nas plantas, reduzindo a sua permanência em áreas de risco. Dessa forma, podem ser direcionados para outras atividades. Hoje, há mais satisfação dos colaboradores, segurança e produtividade.

A redução de custos, em especial com a comunicação eficiente e a integração das plataformas da mineradora por meio da rede SDN, é outro resultado obtido, trazendo mais rentabilidade à operação. Sem contar que com a transformação tecnológica, a gestão do negócio foi simplificada, agilizando tomadas de decisão e proporcionando escalar etapas sem dificuldade. Tudo isso aumenta o retorno da atividade e justifica investimentos realizados na transformação tecnológica.

A Logicalis entende que os desafios da atividade da mineração são críticos e complexos. É preciso mantê-la em constante crescimento e atualização e ao mesmo tempo proporcionando segurança aos profissionais. A empresa continua liderando essa evolução em curso na mineradora, no projeto que irá atualizar os ambientes tecnológicos de todas as unidades.