Logicalis lidera projeto, implementação e gestão de Lojas Autônomas com varejista

Cenário

A exemplo das três últimas revoluções vividas pela indústria, a atual, conhecida por Indústria 4.0, também vem acelerando a automatização e digitalização dos negócios. Um setor que vem experimentando essa transformação com muita força é o varejo. Ao ganharem status de autônomas, as lojas físicas, especialmente de grandes redes varejistas, vivem hoje aquele que talvez seja o maior marco de sua evolução desde a informatização dos caixas, quando o leitor de código de barras foi adotado.

Diante desse cenário, uma grande rede varejista brasileira decidiu ampliar o modelo de lojas autônomas - já que há cerca de dois anos, a empresa iniciou os testes com lojas sem atendentes ou caixas para pagamentos. Para realizar a expansão desse modelo, a empresa contou com o apoio da Logicalis na implementação e gestão das novas unidades.

Solução

Para atender a essa demanda, a Logicalis, em parceria com a Microsoft, implementou a solução de Loja Autônoma, que contou com apoio do time multidisciplinar de varejo da Logicalis para definição da estratégia mais adequada, do desenho das lojas até a implementação da infraestrutura tecnológica.

Nas lojas autônomas da varejista é possível encontrar um mix de produtos que inclui alimentos e produtos de conveniência. O cliente simplesmente entra, retira o que deseja das prateleiras e sai do estabelecimento. Uma notificação no aplicativo instalado no celular do consumidor informa o valor da compra que virá na fatura do cartão de crédito.

No back office, há as tecnologias de catracas inteligentes, câmeras de profundidade e balanças, todas orquestradas por software. A Logicalis também fornece esses equipamentos e sua implementação, além de realizar o suporte reativo nas lojas autônomas.

Benefícios 

O Kit Loja Autônoma permite à varejista implementar rapidamente pontos de atendimento autônomos, para atender às demandas dos clientes por um atendimento cada vez mais inovador.

A simplicidade do modelo ainda facilita a implantação de lojas menores e reduz o custo da operação, viabilizando as lojas autônomas. Como resultado, ao garantir uma experiência única ao cliente, a rede varejista aumenta a satisfação e, consequentemente, a fidelização do consumidor.