Logicalis integra Microsoft Teams e sistema de telefonia IP da Cisco em empresa responsável pela operação do sistema elétrico brasileiro

Cenário

Preocupada com o efeito que a mobilidade poderia ter na produtividade de seus profissionais, uma das empresas responsáveis pela operação do sistema elétrico brasileiro decidiu, no início de ano, que seria necessário integrar seus sistemas de colaboração e de telefonia.

O ambiente é formado pelas soluções Cisco Communications Manager, da fabricante Cisco Systems, para telefonia IP; e Microsoft Teams para colaboração. A ideia era que os dois sistemas fossem integrados, permitindo que os colaboradores tivessem as chamadas em seus ramais replicadas em seu aplicativo Microsoft, dento de celulares e notebooks, realizando telefonemas internos e externos.

Para realizar o projeto, a companhia realizou uma concorrência, que foi vencida pela Logicalis. Um dos principais diferenciais apresentados pela empresa foi sua experiência de serviços em ambas as tecnologias. Agnóstica, a Logicalis tem profissionais certificados nas tecnologias e soluções da Cisco e da Microsoft.

Solução

Ao desenhar a solução para o cliente, o time da Logicalis levou em conta a necessidade de simplificar o gerenciamento, utilizando o menor número de fornecedores possível. Mantendo os dois sistemas já existentes, a solução encontrada para integrá-los foi a Oracle SBC (Session Border Controller) que, além de ser certificada pela Microsoft, entrega redes seguras para telefonia digital avançada, mitigando problemas e entregando infraestruturas para comunicação empresarial integradas com os sistemas de telefonia convencional. 

Os SBCs permitem o fornecimento de tráfego de voz e dados seguro, de alta qualidade e interativo em várias redes IP. Para isso, são implantados nas fronteiras entre redes IP e podem ser utilizados para interconectar comunicações internas, conectar-se a um serviço de área ampla projetado para comunicações interativas (como um tronco SIP), e assim por diante.

Um teste realizado previamente com o cliente demonstrou que, no ápice de utilização, o sistema teria 250 ligações simultâneas. Para evitar surpresas e garantir uma estrutura pronta para crescer, a Logicalis dimensionou o ambiente para 330 ligações simultâneas. A implementação está em curso e a previsão é que o sistema esteja operando até meados de julho de 2021.

Benefícios

A partir da implementação do Oracle SBC, os profissionais do cliente poderão fazer ligações internas (entre ramais) entre as duas plataformas (Cisco e Microsoft) e externas a partir do Teams. Da mesma forma, terão seus ramais redirecionados para o ambiente de colaboração, permitindo que suas chamadas sejam atendidas via pacote de dados no celular, notebook ou desktop e reduzindo a perda de ligações. Além de ampliar a mobilidade dos colaboradores, a centralização trará redução de custos de TI.

Com isso, o cliente poderá, no futuro, integrar e centralizar toda a sua comunicação dentro da plataforma Microsoft, ampliando também a segurança. Com o monitoramento executado pela solução, se algum dispositivo for roubado, as ferramentas de comunicação não poderão ser utilizadas. Ao todo, a expectativa é que a integração traga um ganho de eficiência de cerca de 30%.