Logicalis implementa solução SD-WAN e garante gestão centralizada a indústria química

Cenário

Sediada em São Paulo, uma das maiores indústrias químicas do Brasil realizou, no início do ano, uma RFP para a substituição de seu sistema de controle de tráfego de internet. Naquele momento, o objetivo era melhorar a disponibilidade da comunicação entre os sites da companhia, que conta com cinco unidades fabris em três estados brasileiros.

O foco inicial do processo era apenas o controle de tráfego, mas ao longo do processo de encontrar um parceiro que a suporta-se nesse projeto, a indústria viu a necessidade de também ter uma solução de segurança de rede integrada, a fim de ter uma gestão mais centralizada de TI e mais segura.

Solução

A Logicalis foi a parceira estratégica escolhida pelo cliente, que propôs a implementação de uma solução SD-WAN (Software Defined Wide Area Network) para transformar os recursos da indústria utilizando a WAN corporativa e também a conectividade multinuvem e, assim, oferecer um desempenho de alta velocidade para as aplicações na borda WAN das filiais da empresa.

Um dos principais benefícios do SD-WAN é que ele oferece uma seleção dinâmica de caminhos entre as opções de conectividade, MPLS, 4G/5G ou banda larga, permitindo que as organizações acessem, com rapidez e simplicidade, as aplicações de nuvem vitais para os negócios. A solução do parceiro Fortinet, que tem como grande atrativo permitir visibilidade total do tráfego da empresa, também permitiu a chamada saída local do tráfego não nobre e garantiu a proteção do tráfego de dados críticos - atendendo aos requisitos de controle de tráfego, além de agregar a eles a segurança destes dados.

Benefícios

Ao todo, a solução SD-WAN vai atender, além da sede, outros oito sites da companhia, com as implementações ocorrendo à medida que as janelas de implementação forem definidas.

A partir do momento em que a solução entrar em operação em todas as unidades, o cliente passará a contar com uma nova camada de segurança, oferecendo aos sites remotos o mesmo nível de segurança do data center central. Mais que isso, o SD-WAN leva para as pontas de sua rede mais disponibilidade, maior desempenho e melhor inspeção de tráfego, eliminando qualquer possibilidade de que seus sites parem por problemas de conectividade.

Na prática, a indústria vai sanar eventuais problemas de visibilidade de sua rede, monitorando de perto tráfegos e sites ofensores. A expectativa é que a experiência dos usuários também melhore, já que a solução conta com protocolos que permitem acessos mais rápidos e economizem recursos da rede, que tornam imperceptível se o tráfego está circulando por um link dedicado ou uma saída de internet.

Com uma melhor compreensão do tráfego e maior visibilidade das aplicações, a empresa também poderá, no futuro, estudar a substituição de links dedicados por links ADSL, reduzindo ainda mais seus custos, sem causar qualquer impacto na experiência do usuário ou vulnerabilidade de segurança.