Logicalis implementa solução de monitoramento de redes externas em grande banco brasileiro

Cenário

Em pleno processo de migração de parte de suas aplicações para uma nuvem, um dos maiores bancos digitais do país sentiu a necessidade de complementar o processo de monitoramento da latência. A instituição já contava com soluções de monitoramento da rede interna e buscava uma que fizesse o monitoramento inteiro (externo e interno) de suas redes.

A Logicalis, que já era Trusted Advisor do banco para a área de infraestrutura e redes, foi convidada a apresentar soluções que atendessem à demanda. Depois de analisar a infraestrutura e as aplicações, a Logicalis indicou a solução Cisco ThousendEyes e convidou os decisores do banco a conhecer melhor a solução em eventos de demonstração de suas funcionalidades. A solução faz o monitoramento de resposta da rede e alerta de incidentes, dando às equipes de tecnologia visibilidade total sobre o que acontece em suas redes.

Solução

Para mostrar ao cliente as possibilidades trazidas pela solução para o monitoramento de seu ambiente, a Logicalis realizou uma prova de valor (POV) em que monitorou uma série de componentes indicados pelo cliente. Essa prova durou cerca de três meses, durante os quais foram adicionados novos casos de uso, como o monitoramento do tempo de resposta junto à rede do Banco Central (utilizada para transações como o PIX), todos realizados com sucesso.

Ao final da prova de valor, a Logicalis fez uma apresentação executiva para a direção do banco e, em seguida, a proposta para a implementação, que deve estar concluída até o final do primeiro semestre. Oferecido no modelo de software como serviço (SaaS), a solução Cisco ThousendEyes é uma plataforma de inteligência de rede que oferece visibilidade de todas as redes nas quais uma organização confia, sejam elas públicas ou privadas. Com isso, ela permite que os usuários otimizem a entrega de aplicativos, a experiência do usuário final e os investimentos contínuos em infraestrutura.

Para isso, a Logicalis implementou agentes da solução nos data centers e na nuvem. Com isso, será possível medir os tempos e resposta da nuvem e dos data centers no Brasil, por meio de dashboards que podem ser consumidos diretamente na solução ou compartilhados via API. A solução também indicará eventuais erros e latência, identificado a razão de sua ocorrência e melhorando o atendimento ao cliente.

Benefícios

Uma vez em operação, a solução Cisco ThousendEyes será fundamental no apoio à tomada de decisão e visibilidade da percepção dos usuários sobre o tempo de resposta das aplicações da instituição, que poderá acompanhar o desempenho dos aplicativos e ganhar mais agilidade na solução de problemas, já que os identificará mais rapidamente atrasos de reposta. Estão previstos ainda resultados como:

  • Redução no tempo de detecção de problemas nas comunicações através de RSFN;
  • Redução no tempo de detecção de problemas nas comunicações entre escritórios e data centers;
  • Melhorar a visibilidade do desempenho dessa comunicação;
  • Monitorar serviços envolvidos no Pix;