Logicalis implementa sinalização de rede 5G para grande operadora brasileira

Cenário

Ao adquirir uma das frequências de 5G no leilão de 2021, uma das maiores operadoras de telefonia móvel assumiu uma série de compromissos com a Anatel, entre eles colocar a rede em operação atendendo a vários requisitos regulatórios. Parte desses requisitos prevê a adequação das redes da companhia para o 5G e a sua virtualização, o que exigiria também a implementação de um sistema de sinalização do novo ambiente.

Para atender a implementação deste sistema, a operadora realizou um processo de licitação – entre vários outros que atendiam outras demandas -, que foi vencido pela Logicalis em parceria com a Oracle e com a HPE. A Logicalis foi escolhida por apresentar a melhor proposta técnica e comercial, mesmo concorrendo com players já tradicionais no mercado de telecomunicações.

Solução

Para a conquista do projeto, a Logicalis apresentou uma solução best-of-breed, que além do melhor desempenho, deixa o cliente livre do modelo de lock-in. Ao apresentar uma solução multivendor, a Logicalis se diferenciou da concorrência apresentando soluções da Oracle e da HPE, com foco específico nas demandas de sinalização de rede.

A solução proposta é baseada no produto Oracle Communications Cloud Native Core, que é composta por funções de rede em formato de Conteiner Network Function (CNF). As CNFs que foram contempladas nesse projeto foram: NRF (Network Repository Function), BSF (Binding Support Function), SCP (Service Communications Proxy) e SEPP (Security Edge Protection Proxy).

O projeto também prevê a implementação do Oracle Communications 5G IWF (Interworking and Mediation Function) para a integração da rede 5G com a rede legada 4G. A solução da Oracle é totalmente Cloud Native e baseada na arquitetura de micro serviços, e pode ser implementada como uma função de rede independente na rede 5G ou como um microsserviço independente na função de rede.

A solução ainda conta com o HPE 5G EIR (Equipment Identity Register), uma solução para autenticação de dispositivos móveis na rede, incluindo dispositivos IoT que previnem o uso indevido de rede e abuso de serviços pagos.

Benefícios

Com a solução desenhada e implementada pela Logicalis, a operadora parte definitivamente para um modelo 100% virtualizado em sua rede 5G, passando a utilizar uma tecnologia nova e baseada em container e microsserviços. A operadora também passa a contar com um ambiente totalmente em conformidade com as exigências da Anatel, atendendo aos vários requisitos regulatórios da instituição.