Logicalis implementa firewalls em grande rede atacadista

Cenário

Em pleno processo de expansão, uma das maiores redes atacadistas do Brasil percebeu que havia uma oportunidade de refresh tecnológico em suas soluções de rede e segurança. Com o seu parque estava sensivelmente desatualizado, a empresa iniciou uma busca no mercado de qual seria a solução mais adequada para a conectividade das suas lojas.

O momento oportuno se deu quando foram adquiridas novas lojas de um outro grande grupo varejista, que havia decidido encerrar esse modelo de negócios. Dessa forma, a companhia decidiu buscar uma nova tecnologia nessas unidades, para posteriormente migrar o restante do parque legado.

Depois de um período de análise, a empresa decidiu adotar as soluções da Fortinet, que além de resolver o problema da obsolescência, também garantiriam ao grupo manter o cronograma de inauguração das novas lojas, com um maior desempenho, aliado a redução de custos e menor prazo de entrega.

Solução

Uma vez identificado o fabricante, era preciso definir um parceiro de confiança para a implementação. A partir da recomendação da Fortinet, bem como do reconhecimento de mercado, a Logicalis foi o parceiro escolhido. A decisão foi baseada em critérios técnicos e na observância da experiência da empresa no setor de varejo. A Logicalis atendeu a todos os critérios, demonstrando entendimento da dinâmica do setor e da importância no cumprimento dos prazos de abertura das novas lojas.

O projeto desenvolvido pela Logicalis irá garantir a conectividade das novas lojas que serão inauguradas ao longo de 2022 e 2023, já deixando-as preparadas para a implementação futura de uma rede SD-WAN. Para iniciar a implementação, o equipamento escolhido foi o Fortinet FortiGate, que consolida capacidades avançadas de conectividade e segurança de rede. Cada loja receberá dois equipamentos e cada um deles receberá um link MPLS e um Internet redundante, garantindo assim a total disponibilidade das lojas e, consequentemente, a garantia das vendas do cliente.

Benefícios

Com a implementação da solução com apoio da Logicalis, a varejista terá um maior desempenho de sua arquitetura, com redução de custos e alta disponibilidade na comunicação das lojas com o Data Center. A adoção do Fortinet FortiGate também permitirá a implementação futura de uma rede SD-WAN, abrindo espaço para a substituição de meios de comunicação legados (MPLS) por Internet.

Além disso, a varejista também estará preparada para utilizar soluções transformadoras e inovadoras, como, por exemplo, lojas autônomas, Self-Checkout, mapeamento de calor, captive portal e video analytics.