Logicalis faz refresh de storage de grande fornecedor de serviços de TI

Cenário

A subsidiária brasileira de um dos maiores fornecedores globais de serviços de TI do mercado chegou ao final de 2021 com seu parque de storage no limite. Especializada na oferta de soluções de conectividade em nuvem, ativos de rede, soluções de segurança e ferramentas de voz e colaboração, a companhia tem na oferta de latência quase zero um de seus principais diferenciais.

Nesse contexto, ela precisa contar com soluções de storage que garantam baixos tempos de resposta e de alta disponibilidade. Até o momento, o parque de storages da companhia era formado por soluções da Hitachi Vantara, fornecidos por meio de um contrato global, mas a operação brasileira, diante da necessidade de atualizar parte destes equipamentos, decidiu que era hora de diversificar.

Para isso, estabeleceu como critério, além dos requisitos de disponibilidade e desempenho, o fornecimento de uma solução que fosse 100% Capex e que pudesse ser implementada ainda este ano. Lançada a concorrência ao mercado, a Logicalis, em conjunto com a Pure Storage, foi o único fornecedor local capaz de atender os requisitos técnicos, o prazo de entrega e as necessidades comerciais estabelecidas.

Solução

Depois das primeiras reuniões, ficou claro para o time da Logicalis o que o cliente buscava, além de uma tecnologia melhor, uma segunda opção de fornecedor e um aprimoramento do suporte oferecido. Diante desse contexto, o cliente optou pela subscrição Gold, que garante a atualização dos equipamentos a cada três anos, com a vantagem da atualização ser feita sem paradas no ambiente e sem a necessidade de qualquer tipo de migração de dados.

Fechado o contrato, os equipamentos foram entregues em apenas 20 dias e serão utilizados para a montagem de um ambiente de produção, que dará suporte à venda de soluções para os clientes da companhia. Para isso, será utilizado um equipamento Pure Storage Flash Array C60, configurado para oferecer capacidade de 700 TB úteis, que vai substituir alguns equipamentos da Hitachi Vantara que já estavam obsoletos.

Benefícios

O novo storage já está em produção, e a expectativa é que ele supere os antigos equipamentos em disponibilidade e desempenho. Comparativos mostram que o Pure Storage Flash Array C60 tem auditada uma disponibilidade de 99,99999%, o que representa apenas 3,25 segundos de indisponibilidade ao ano, um diferencial importante para quem vende serviços.

Além disso, ele oferece um custo por Terabyte muito melhor, graças a possibilidade de paralelização da leitura de dados. Isso acontece porque o equipamento é totalmente baseado no protocolo NVMe, que permite que os acessos aos dados sejam realizados de modo paralelo. Além disso, o Pure Storage modelo C utiliza as mídias de armazenamento do tipo QLC (Quad Level Cell), o que garante economia para cargas de trabalho orientadas à capacidade e permite seu uso como alternativa às unidades de disco rígido e arrays híbridos. Desta forma, ele substituirá o disco mecânico anterior com praticamente o mesmo valor por terabyte.

Por fim, o novo equipamento trará também tempos de resposta melhores. O equipamento utilizado anteriormente tinha um tempo de resposta que variava de 15 a 20 milissegundos. Já o Pure Storage oferecem tempos de resposta de 2 a 4 milissegundos, oferecendo um ganho de 7 a 10 vezes em relação ao antigo.