Logicalis e AWS suportam uma grande rede de supermercados no gerenciamento de seu ambiente virtual

Cenário

Uma das maiores redes de supermercado do Brasil conta com mais de 7 mil unidades e possui dois modelos de lojas, um voltado aos bairros de cidades grandes e outro para municípios menores. Para divulgar ofertas, ter um canal de relacionamentos com clientes e um espaço institucional, a empresa possuía um site com todas as aplicações de interação com seu público em nuvem.

Com uma arquitetura do ambiente cada vez mais complexa, a empresa estava em busca de um novo parceiro para fazer o gerenciamento e monitoramento de sua infraestrutura. Além de realizar uma atualização do seu ambiente a fim de poder, cada vez mais, escalar suas aplicações com confiabilidade e segurança, já que vinha sofrendo com o custo mensal da infraestrutura, lentidão em acessos de informações e ataque de SWL Injection.

Solução

Com vários serviços AWS implementados em seu ambiente na nuvem, a empresa precisa de um parceiro capacitado para monitorar e gerenciar o ambiente, além de viabilizar toda a potencialidade das aplicações AWS, com segurança e confiabilidade. Para atender às demandas, a empresa escolheu a Logicalis, parceiro com as competências de DevOps e Migração auditadas pela AWS, para auxiliá-la nesse desafio.

Primeiramente, a Logicalis realizou um assessment de todo o ambiente para identificar os pontos de melhoria da arquitetura na nuvem. Essa etapa contou com entrega de um roadmap de implantação de aplicativos/serviços e gerenciamento de deploy, e suporte do pipeline de CI/CD.

A segunda etapa do projeto foi realizar a implementação e migração de algumas aplicações que ainda não estavam na nuvem e geravam lentidão no site da empresa. Para isso, a Logicalis realizou a integração com as metodologias de CI/CD do cliente, implantação de infraestrutura e alinhamento com as melhores práticas AWS.

Além disso, para garantir a continuidade dos negócios e segurança do ambiente, a Logicalis implementou uma solução de WAF e passou a realizar o gerenciamento 24x7 da arquitetura da empresa, a fim de minimizar incidentes; e também começou a gerenciar as políticas e procedimentos de segurança, criptografia em serviços de repouso, para proteger o cliente de acesso não autorizado de usuários autenticados.

O gerenciamento dos custos do cliente também passou a ser realizado, com o intuito de identificar informações de demonstração do custo diário e mensal, análise dos ofensores de custo, análise de sazonalidade de consumo, alertas de budgets e controle de custos por tags.

Benefícios

Com a implementação das melhorias identificadas pela Logicalis, o ambiente virtual da rede de supermercados agora é capaz de aumentar a capacidade para receber requisições, diminuindo o tempo de entrega das informações e o downtime do site. A sua latência também foi melhorada, que chegava a 300ms, e agora chega em apenas 10ms.

Com a adição de processamento assíncrono, a empresa também reduziu a carga do banco de dados, fazendo com que a velocidade de resposta do site sofresse uma melhora da ordem de 33%, reduzindo o congelamento do site, que hoje tem um SLA de 99.9% de uptime.

A aplicação do WAF também possibilitou a diminuição da quantidade de requests, com tentativas de exploração de vulnerabilidades em mais de 95%. Tudo isso corroborando para a melhora da experiência do cliente final, que agora acessa um site estável, escalável e muito rápido.