Logicalis desenvolve arquitetura de rede para grande ecossistema de saúde e assume seu gerenciamento

Cenário

Com dezenas de marcas e mais de 900 unidades, uma das maiores redes de saúde integrada do Brasil está em pleno processo de construção de sua nova sede administrativa. Com a consolidação das empresas do grupo e a mudança de prédio, veio a necessidade de desenvolvimento de uma nova estrutura de TI, capaz de sustentar as operações da rede, levando em conta o formato colaborativo de trabalho e utilizando a última geração de tecnologia.

Como já era cliente da Logicalis, a companhia foi convidada para fazer o desenho da infraestrutura da nova sede. Esta fase levou seis meses, desde o primeiro desenho à aprovação pelo cliente. As premissas eram claras: além de garantir a eficiência de todas as áreas estabelecidas na sede, a nova arquitetura deveria funcionar como uma vitrine da TI para o trabalho. Concluído o desenho de todo o projeto, o cliente realizou uma concorrência para definir quem faria a implementação.

Solução

A concorrência foi vencida pela Logicalis, que apresentou diferenciais de capacidade técnica e, graças ao relacionamento de mais de quatro anos com o cliente, demonstrou conhecer muito bem o seu ambiente, suas expectativas e os formatos dos serviços. Foi a partir das expectativas e necessidades que foram identificadas as melhores soluções para o projeto, dividido em três partes: rede corporativa, segurança e serviços gerenciados.

Para a rede corporativa, foram adotados os conceitos de SD Access e Wi-Fi 6e e utilizadas as soluções Cisco DNA Center e Cisco DNA Spaces para geolocalização, garantindo a automação de toda a LAN e reduzindo muito o tempo de troubleshooting. As soluções de rede contam ainda com uma camada de orquestração que fará a análise de todo o tráfego, entendendo o comportamento da rede e prevendo eventuais problemas.

Com o uso da geolocalização, a solução consegue também identificar usuários dentro da sede, monitorando equipamentos conectados e gerando alarmes quando um destes equipamentos deixa a área delimitada para sua utilização. Tudo isso utilizando uma rede Wi-Fi 6e, que trará ainda mais qualidade à sua utilização.

Com o objetivo de trazer mais inteligência à operação da rede foi adotada a solução ThousandEyes, com essa ferramenta o cliente terá visibilidade em tempo real da experiência do usuário/colaborador na utilização das aplicações corporativas e com visibilidade da jornada que o usuário percorre usando como caminho a Internet, rede local ou nuvem pública.

O cliente terá a sua disposição painéis com métricas de experiência de usuário e performance da rede, em tempo real ou relatórios com dados históricos. Além disso, também terá alertas que permitirão ações proativas de correção em casos de falhas que comprometam a experiência do colaborador, podendo inclusive prover acesso aos fornecedores aos dados detalhados dessas falhas.

Para a estrutura de segurança, foi utilizada a solução Cisco ISE (Identity Services Engine) como plataforma para controle de acesso à rede. De acordo com o dispositivo a ser conectado na rede, a solução consegue identificar, controlar e permitir o acesso a ela. A solução faz a distinção de dispositivos conectados (pessoais e corporativos) e também identifica acessos de usuários ou dispositivos indevidos. Ela também faz a verificação de compliance, checando se os dispositivos corporativos estão dentro das políticas de segurança da companhia. Em caso negativo, ele reduz o acesso até que estas regras sejam atendidas.

Para a segurança do perímetro, serão utilizados firewalls Fortinet, já como solução padrão da arquitetura SDWAN de todas as demais unidades do cliente. Esse equipamento será o responsável pela primeira borda de segurança, permitindo a conexão com o data center do cliente, além de proteger os colaboradores que estão por trás dessa rede.

Estas soluções serão permeadas por uma camada de serviços gerenciados, com a Logicalis assumindo desde o atendimento de suporte, em caso de falha dos equipamentos, até serviços, como monitoramento da infraestrutura e a realização de atividades pré-definidas (ativação de novos usuários etc.).

Cada uma das áreas do projeto está relacionada a horizontais distintas da Logicalis. O desenho do projeto envolveu especialistas em cada uma das áreas, trazendo o melhor das tecnologias e as melhores soluções em cada disciplina.

Benefícios

Com a conclusão, a expectativa é que o cliente passe a contar com uma infraestrutura atualizada, com tecnologia de última geração. Isso dará à rede uma visibilidade maior da experiência do usuário em sua infraestrutura, podendo identificar onde ele pode encontrar eventuais problemas.

Na área de segurança, o cliente passará a contar com um controle mais rigoroso do acesso à sua rede, permitindo identificar usuários, dispositivos conectados e o que eles estão autorizados a acessar. A atualização da plataforma de acesso à segurança também está pronta para, no futuro, ser expandida para outras unidades, além da nova sede. Além disso, com a contratação dos serviços gerenciados, o cliente não precisará contar com especialistas dentro da empresa, podendo se concentrar em seu core de negócios.