Logicalis desenha e implementa solução de telefonia IP para 50 mil ramais de grande banco brasileiro

Cenário

Em pleno processo de transformação digital, um grande banco brasileiro iniciou este o ano o processo de substituição de seus sistemas tradicionais de telefonia por um sistema IP centralizado. O objetivo era reduzir os custos operacionais e de gestão envolvidos no suporte a uma estrutura formada por mais de 50 mil ramais distribuídos por cerca de 3 mil agências em todo o Brasil.

No sistema tradicional, os troncos telefônicos – e seus ramais – ficavam localizados em cada uma das agências, o que exigia um grande esforço a cada demanda por suporte, manutenção ou mesmo atualização de sistemas. Com a adoção da telefonia IP, a instituição busca reduzir custos, simplificar a gestão e dar mais flexibilidade e mobilidade aos seus milhares de colaboradores.

Solução

Para atender a demanda, a área de consultoria da Logicalis desenhou uma solução baseada no Communications Manager da Cisco, agora centralizado nos data centers do banco e integrado com outros aplicativos de produtividade. O sistema aproveita o legado do banco e otimiza sua estrutura, que está compartilhada por dois data centers, centralizando as chamadas e se integrando ao Microsoft Teams, que é utilizado na área administrativa do banco.

A implementação está sendo realizada pela área de serviços da Logicalis, que também é responsável pela gestão de toda a base instalada Cisco da instituição. Uma vez em operação, o novo sistema vai permitir que as ligações IP sejam feitas a partir dos aparelhos físicos ou dos notebooks dos colaboradores. O projeto estará em operação em todas as agências nos próximos 12 meses.

Benefícios 

Com a solução implementada, o banco passará a contar com uma série de benefícios, começando pela centralização da gestão de telefonia das agências ao redor do país. A centralização de todas as chamadas e registros em seus dois data centers também permitirá uma análise mais assertiva sobre seu ambiente de telefonia para futuros projetos.

Além disso, a companhia passará a contar com a redundância de data centers para a aplicação de telefonia, que antes ficava concentrada nas agências. Com isso, é esperado um aumento significativo na taxa de disponibilidade e de confiabilidade do serviço telefônico, além da redução de custos operacionais envolvidos na gestão e manutenção do sistema.

Há também a redução dos custos das ligações, que passam a ser taxadas como locais. Somados, todos esses benefícios trazem uma expectativa de economia anual que chega à casa de milhões de reais por ano.