Logicalis dá suporte à modernização de infraestrutura de uma das maiores empresas de alimentos do mundo

Cenário

Uma das maiores empresas de alimentos do mundo iniciou recentemente o projeto de digitalização de suas unidades fabris. Com mais de 30 fábricas espalhadas pelo país, a companhia escolheu 16 delas para iniciativas de modernização de infraestrutura de rede, cobertura de área para internet sem fio e, em alguns casos, substituição de sistemas de telefonia analógica por telefonia IP.

O desafio era atualizar a infraestrutura – grande parte das fábricas não tinha cobertura Wi-Fi em diversos locais de produção - garantindo a implementação de diversos projetos de digitalização da produção.

Além do volume, o projeto apresentava o desafio de ser realizado simultaneamente em diferentes regiões do Brasil, por isso, a escolha dos parceiros precisava ser bastante criteriosa. A concorrência para a definição e fornecimento dos equipamentos necessários foi vencida pela Logicalis, que apresentou como diferencial uma estrutura de logística que garante a entrega ágil nas fábricas escolhidas.

Solução

Para a realização da especificação dos equipamentos em conjunto com o cliente, o time da Logicalis fez o levantamento de toda a infraestrutura existente, apontando o que precisava ser modernizado e em quais locais. Foram quatro meses de avaliação, em um assessment completo do ambiente do cliente até a definição final das soluções mais adequadas.

Após a etapa de análise da infraestrutura da empresa, a Logicalis propôs que a toda a estrutura de switches de conectividade fosse desenhada sobre a família Cisco Catalyst 9000. Para a cobertura WiFi, foram escolhidos equipamentos da família Cisco DNA Essentials. Ao mesmo tempo, parte da segurança também será garantida por licenças Cisco Wise. O projeto também incluiu a atualização do sistema de telefonia de algumas unidades.

Além da definição das soluções mais adequadas, a Logicalis foi a responsável pelo fornecimento, concluído no início deste ano. Ainda em curso, o processo de implementação vem sendo realizado pelo time de TI do cliente.

Benefícios

Com a renovação de sua estrutura de rede, de internet sem fio e de telefonia, a companhia dará andamento a uma série de iniciativas de transformação digital e Indústria 4.0. A conectividade em todas as linhas de produção é fundamental para a implementação de uma camada de inteligência em suas soluções e processos. Além disso, ela passa a contar com mais segurança, já que os novos equipamentos contam com gerenciamento, e melhor visibilidade das redes cabeada e sem fio.

Na prática, a atualização da infraestrutura de redes vai permitir a abertura de frentes de modernização, com a adoção de novas soluções de gestão e de rastreamento, por exemplo. Muitas destas soluções digitais estão em desenvolvimento em startups que trabalham com o cliente, e que não seria possível ser adotada em uma estrutura legada.