Logicalis coordena projeto de conectividade em grande mineradora brasileira

Cenário

Em pleno processo de digitalização de suas operações, uma mineradora brasileira iniciou, em 2019, um projeto que tinha o objetivo levar conectividade para todas as suas operações espalhadas pelo país. Das localidades a serem atendidas pelo projeto, muitas não contavam com rede celular ou qualquer outro tipo de cobertura que permitisse alguma conectividade.

O projeto é parte de um processo de constante melhoria das operações da companhia, incluindo a necessidade de ampliar a segurança dos colaboradores alocados nestas áreas. Para isso, a companhia fechou uma parceria com uma operadora de telefonia celular, que assumiu a implementação de uma rede celular privada, baseada na tecnologia LTE, para atender à demanda por aumento de eficiência e produtividade, além de atender requisitos de segurança.

Por envolver diversas frentes e diferentes fornecedores, a companhia precisava de um parceiro de consultoria que assumisse a orquestração e coordenação do projeto. Como a Logicalis já era parceira da empresa nas áreas de soluções de rede e serviços especializados, ela foi a escolhida para ajudar a mineradora a estruturar seu programa de conectividade e orquestrar sua realização em mais de 15 localidades distintas.

Solução

Na coordenação do projeto, o time de consultoria da Logicalis foi o responsável por organizar como seriam gerenciadas as múltiplas frentes de trabalho. Esta organização incluiu também a definição da estrutura de gestão, forma de acompanhamento dos trabalhos, planejamento das atividades, definição dos reportes de andamento e métricas a serem acompanhadas. Também coube aos consultores da Logicalis estabelecer mecanismos de governança mais amplos em algumas dessas frentes, assim como fazer a gestão do projeto e apoiá-los na gestão de ativos, como o processo para manutenção de torres de telefonia e gestão de simcards, por exemplo.

O esforço de orquestração abrangeu também a integração entre os times da companhia envolvidos no projeto e da entrega do que havia sido proposto. Na prática, cabe ao time de consultores da Logicalis integrar as múltiplas áreas e gerências do cliente envolvidas no projeto com terceiros e as áreas de engenharia, telecomunicações, operação e negócios dos fornecedores e da operadora contratada para o projeto.

O trabalho da Logicalis foi iniciado em julho de 2020, com as entregas prioritárias e a chamada fundação comum para permitir o início da operação da nova rede e sua ativação em sites prioritários. As primeiras entregas desta fundação foram realizadas já no final de 2020, com várias outras entregas de conectividade ocorrendo ao longo de 2021.

No ano passado, o programa ganhou maior abrangência, passando a incluir também o uso de outras tecnologias como rede LoRa, revitalização ou expansão de infraestrutura WiFi, revisão da capacidade dos backbones e das redes internas, segurança de rede e segregação de informações, entre outras. A ampliação gerou novas frentes de trabalho que permanecerão sob a governança, coordenação e orquestração do time de consultoria da Logicais até 2025, data prevista para a conclusão do programa de conectividade

Todo o desenvolvimento do projeto foi realizado utilizando a metodologia Ágil, alinhada ao processo de transformação digital do cliente. Com isso, processos como definição de squads, criação de backlogs, planejamento de atividades, entregas etc. foram desenhados seguindo as melhores práticas do Ágil, criando uma dinâmica para que tudo siga as melhores práticas definidas pelo framework da metodologia.

Benefícios

Pelo volume de áreas e interlocutores envolvidos no projeto, contar com a orquestração de Logicalis tem garantido ao cliente maior agilidade no fluxo de informações e decisões. Isso tem sido fundamental na avaliação de impacto nas áreas envolvidas, definição de projetos que vão agilizar entregas e visualização de riscos e impactos durante a realização do projeto. Com as informações centralizadas na Logicalis, o cliente consegue ter uma visão geral do projeto, das áreas envolvidas e dos impactos entre eles.

A Logicalis também tem levado uma visão agnóstica para o projeto, funcionando como um mediador entre as partes envolvidas. Esse papel é possível graças ao conhecimento do time de consultoria sobre o mercado de telecomunicações, o que tem permitido aportar o conhecimento sobre como fazer implementações deste tipo. Essa expertise é levada ao cliente com todo o suporte do time técnico da Logicalis.