Logicalis auxilia fabricante de automóveis de luxo a modernizar sua rede tecnológica

Cenário

Atuando há mais de 20 anos no mercado brasileiro, um dos principais fabricantes de automóveis de luxo no mercado está realizando um projeto de refresh de sua rede. Como a infraestrutura tem o suporte dos mesmos equipamentos há cerca de cinco anos, a companhia decidiu que era hora de renová-los, deixando a estrutura de rede pronta para futuros projetos de IoT e Indústria 4.0.

Além de renovação, a área de TI da companhia decidiu também que era hora de segregar a rede, criando estruturas exclusivas para as áreas corporativa e industrial. Com isso, a expectativa é que, com uma estrutura própria, cada uma das áreas ganhe a agilidade necessária para manter a excelência no atendimento ao mercado.

Solução

A Logicalis foi a escolhida pela fabricante para auxiliá-la na modernização de sua rede. Para o refresh, a Logicalis ficou responsável pelo fornecimento de novos equipamentos, por já ter um contrato global com a companhia responsável pela estrutura de TI da fabricante. Essa escolha foi feita há cerca de três anos, motivada principalmente pela presença local da Logicalis em todos os países em que a fabricante está presente, garantindo o atendimento às suas demandas em qualquer de suas operações.

Desde então, no Brasil a Logicalis vem criando um profundo entendimento das necessidades e dos projetos da empresa. Essa proximidade tem se traduzido na presença da empresa em diversos projetos do cliente e no atendimento ágil a projetos como o de refresh de rede, onde a Logicalis foi a responsável pelo fornecimento de todos os equipamentos a serem utilizados na renovação e na nova rede corporativa da empresa.

Feita pelo time de TI do cliente, a configuração das duas redes é basicamente a mesma e elas serão suportadas por switches da linha Cisco Catalyst 9500 e 9300. Os dois modelos compõem a base da Cisco para computação em nuvem, IoT e segurança, permitindo a criação de uma rede de alta densidade mais robustos e ideais para atividades industriais. Como o cliente conta com a licença Advantage, ele tem a opção de utilizá-los, inclusive, na função de roteadores.

Benefícios

A partir da implementação da nova rede e da segregação das funções corporativa e industrial, o cliente passa a contar com uma rede mais segura internamente, além de melhorar o desempenho nos workflows de cada uma das áreas. A fabricante também terá maior controle e gestão das aplicações, que agora estão segmentadas, sendo mais fácil encontrar eventuais gargalos na rede.

Além disso, os novos equipamentos já deixam ambas as redes prontas para futuras aplicações de IoT ou uso de cloud computing, atendendo aos planos futuros do cliente de migrar parte de sua rede para a nuvem e dando início a jornada rumo à indústria 4.0.