Investimento em smart grid garante assertividade nos negócios e gera benefícios aos clientes de uma grande distribuidora de energia

Cenário

Uma grande concessionária de distribuição de energia elétrica no Brasil possuía em todo seu parque de medição equipamentos mecânicos fora dos padrões de tecnologia atual. Assim, a empresa recebia as informações sobre o consumo dos clientes apenas uma vez por mês, e dependia exclusivamente do trabalho de leituristas, de modo que só era possível identificar problemas no fornecimento de energia se o consumidor comunicasse o ocorrido. Além disso, parte da energia distribuída era perdida devido a práticas ilícitas de alguns clientes, como adulteração de medidores e ligações clandestinas.

Nesse cenário, a empresa identificou a necessidade de alterar seu sistema de medição, substituindo os medidores atuais por equipamentos que permitem o monitoramento de distribuição da energia em tempo real, ajudando a diminuir perdas e ganhando agilidade e proatividade no atendimento aos clientes.

Solução

Com o objetivo de desenvolver um projeto-piloto para testar um novo modelo de medição inteligente, a distribuidora contratou a Logicalis que, em conjunto com a Cisco, ofereceu uma solução de transmissão de dados por rede elétrica e radiofrequência alinhada ao conceito de smart grid, que contempla avanços tecnológicos da engenharia de sistemas elétricos de potência e uma infraestrutura de TIC.

Para o projeto, foi escolhido um grande município da região metropolitana de São Paulo, onde a empresa possui clientes com diferentes perfis, como residências, comércio e indústrias. A Logicalis forneceu os equipamentos necessários para implantar os medidores inteligentes com alta disponibilidade, em um projeto que contempla 60 mil clientes da concessionária, beneficiando cerca de 250 mil habitantes. 

Benefícios

O projeto inclui medidores inteligentes conectados, capazes de enviar e receber informações em tempo real, assim como integra o centro de operações ao centro de medição da distribuidora. Desta forma, os clientes não precisam ligar para o call center e informar a falta de energia. Automaticamente, a concessionária identifica a interrupção e executa comandos remotamente para restabelecer o sistema.

Além disso, os clientes podem monitorar diariamente o consumo de energia por meio do portal do cliente da agência virtual da concessionária. Assim, os consumidores acompanham o quanto de energia estão utilizando e o valor da próxima conta.