Instituição financeira aposta em solução Flexpod em busca de escalabilidade e redução de custos

Cenário

Um banco de atacado, investimentos e tesouraria institucional, parte de um grande conglomerado financeiro brasileiro, precisava ampliar em 650 sua base de usuários de desktops virtuais. Para acompanhar tal crescimento, seria necessário investir na infraestrutura de data center, aumentando também a capacidade computacional e de armazenamento, e preparando o ambiente para o projeto.

Solução

Já cliente da PromonLogicalis no ambiente de rede e telefonia com 4000 ramais (UC), o banco decidiu avaliar a proposta da empresa – em parceria com Netapp, Cisco e Vmware –, para uma nova plataforma de computação unificada, Flexpod, com o objetivo de absorver a nova demanda de crescimento do ambiente virtualizado. Foram realizados diversos estudos comparando o crescimento do ambiente anterior com o crescimento baseado na tecnologia Flexpod e o resultado foi extremamente positivo.

Benefícios

Os principais benefícios proporcionados pela solução oferecida pela PromonLogicalis foram o aumento da escalabilidade do ambiente virtualizado, com redução significativa do investimento necessário. Graças à deduplicação de dados, a instituição financeira consequiu economia de 67,5% no espaço de armazenamento, além de redução da banda necessária para sincronização entre o data center principal e o de redundância.

Com a infraestrutura utilizada anteriormente, o banco investiu em uma infraestrutura de 138 blades para suportar a demanda de 4000 usuários VDI, o que significa aproximadamente 29 usuários por blade. Na proposta da PromonLogicalis, para absorver a nova demanda de 650 usuários seria necessário apenas um chassi com 8 blades, representando 100 usuários por blade, o que comprova a eficiência da solução.

O tempo de recuperação em caso de desastres também foi um dos benefícios obtidos: a solução de Disaster Recovery entre as duas unidades do banco na capital paulista garante 100% dos desktops ativos no site backup em, no máximo, 2 horas e 15 minutos após qualquer incidente.

Como vantagens adicionais, podem ser citadas a utilização do protocolo FCoE (Fiber Channel over Ethernet) na comunicação entre o storage e os servidores, que garante economia em cabos e redução do custo total de propriedade, e a reengenharia da solução que permitiu muito mais agilidade na configuração do site backup.