Indústria de alimentos centraliza gestão e monitoramento de dispositivos e servidores com apoio da Logicalis

Cenário

Uma das maiores indústrias de alimentação do Brasil cresceu, explorou novos nichos, se consolidou no mercado e se tornou o principal grupo brasileiro no processamento de soja, milho, girassol e canola.

Com mais de 50 armazéns espalhados por vários estados e mais de 50 anos de operação no Brasil, a empresa tinha pela frente o desafio de definir quais seriam os projetos prioritários de segurança a serem desenvolvidos nos próximos anos. Como tecnologia e segurança da informação não são o core da companhia, seu CIO decidiu realizar um assessment de segurança que verificasse as vulnerabilidades existentes e os projetos prioritários.

Solução

A Logicalis, escolhida pela experiência e capacidade de suporte, realizou uma reavaliação da maturidade de Segurança da Informação baseada no framework da ISO27001. A avaliação incluiu uma análise de todos os domínios previstos na norma técnica, que abrangem não apenas a tecnologia, mas também as práticas de gestão da segurança.

O projeto incluiu também a realização de pen tests por hackers éticos que compõem a equipe de cibersegurança da Logicalis. Esse time realizou testes de invasão nos ambientes interno e externo do cliente, o que resultou em relatório que apontou o nível de exposição e as correções de vulnerabilidades.

Uma das necessidades apontadas no pen test de segurança foi a adoção de soluções de monitoramento e gerenciamento de servidores e de dispositivos, já que os processos de gestão de atualização de software e segurança de MDM (Mobile Devices Management) apresentavam vulnerabilidades.

Inicialmente, o cliente buscava soluções distintas para cada função. Vencendo a concorrência, a Logicalis apresentou uma solução integrada, baseada nas soluções Microsoft Intune e Microsoft System Center.

A solução desenhada pela Logicalis integra as duas plataformas da Microsoft, centralizando a gestão de servidores e dispositivos móveis do cliente. Para isso, foram adquiridas inicialmente 450 licenças do Microsoft Intune que atenderiam 450 dispositivos móveis. Posteriormente, o cliente assinou uma ampliação, aumentando a cobertura para 1.210 usuários, permitindo que a solução atenda mais dispositivos por usuário.

Benefícios

A partir da implementação da solução integrada, o cliente passou a contar com uma série de benefícios, como o aprimoramento do gerenciamento de licenças e a eliminação de antigas versões de software que pudessem impactar a segurança de seu ambiente. Além disso, ele passa a contar com processos de monitoramento simplificados, já que a gestão dos dois ambientes – servidores e dispositivos móveis – está sendo feito por meio de uma única console.

Do ponto de vista de gestão, o cliente conta ainda com vantagens como:

- Monitorar quais aplicativos corporativos estão sendo utilizados pelos usuários;
- Bloquear o compartilhamento de informações sigilosas da empresa;
- Redução de 25% nos custos de gerenciamento;
- Suporte para monitoramento de ambientes heterogêneos no data center.