Importante fabricante de veículos redefine infraestrutura rumo à Indústria 4.0

Cenário

Com grande notoriedade no mercado e com operação apoiada em três pilares: indústria, logística e finanças, uma importante fabricante de veículos se deparou com o desafio de modernizar a sua infraestrutura, de forma a acompanhar as demandas de crescimento, requisitos do negócio, transformação digital e compliance. A demanda surgiu a partir do risco relacionado à normativas de disponibilidade, escalabilidade e segurança relacionados aos serviços críticos.

Para apoiá-la neste desafio, a empresa contou com a parceria da Logicalis, que ficou responsável por apoiá-la no desenvolvimento de um plano de evolução tecnológica para o IT Foundation, de forma a planejar e priorizar o ciclo de investimentos em infraestrutura para os próximos anos (em curto, médio e longo prazos), considerando análises de cenários evolutivos e soluções tecnológicas.

Solução

O primeiro passo foi realizar um mapeamento sistêmico completo do ambiente para identificar gaps, aspectos críticos e necessidades de melhorias. Além disso, foi feito, paralelamente, o mapeamento dos principais processos de negócio impactados pelas mudanças tecnológicas eo entendimento dos motivadores e requisitos a serem considerados na jornada de evolução tecnológica.

Após o entendimento do ambiente, foram feitas análises técnicas e financeiras comparativas de possíveis cenários de evolução, considerando critérios de orçamento, priorização e dependências.

Por fim, o roadmap tecnológico foi desenvolvido de forma a acomodar os fluxos financeiros para os próximos três anos, considerando a evolução do cenário com infraestrutura compartilhada entre as empresas do grupo e segregada de forma lógica e segura. Desta forma, evoluindo de uma arquitetura tradicional para uma arquitetura digital integrada a nuvem, com alta capacidade, escalabilidade e resiliência, contemplando um ambiente pronto para evoluir em direção à indústria 4.0.

Benefícios

A indústria de veículos obteve um masterplan para uma nova arquitetura alinhada aos objetivos atuais e futuros do negócio. Um roadpmap evolutivo detalhado de ações, tecnologias e conceitos que incluem novos equipamentos, tecnologias emergentes de segurança, modelos de serviços de nuvem no modelo híbrido, redundância, entre outras indicações para uma arquitetura segura, ágil e eficiente.

O novo ambiente trouxe como principais pilares: alta disponibilidade, redução de custos, segregação, segurança e escalabilidade, com todas as recomendações necessárias e orientações de como e quando seguir com a evolução.

A ação consultiva da Logicalis contou com importante valor agregado para o cliente, apresentando flexibilização no projeto, dividido em duas fases. Além disso, prestou orientação sobre a inclusão de evoluções tecnológicas, como investimento no plano orçamentário. Uma forma de ampliar a maturidade tecnológica, garantir bom posicionamento no ranking e a evolução para a Indústria 4.0.