Grande rede de restaurantes fast food melhora qualidade de atendimento com consultoria da PromonLogicalis na reestruturação dos processos de TI

Cenário

Um problema crítico para o negócio do cliente era a perda de receitas e imagem causada por indisponibilidade dos serviços de rede. A rede comporta aplicações críticas corporativas e também dos restaurantes, como o TEF, por exemplo, e era basicamente constituída por acessos VPN Internet sem requisitos de qualidade de serviços requeridos pelas aplicações, redundância ou adequada aos padrões de segurança necessários. Além dos aspectos tecnológicos, o atendimento aos restaurantes (field services) era lento, reativo e desestruturado, o que demandava não só uma reestruturação da rede, mas também da gestão da rede. Inicialmente, a Consultoria foi contratada para mapear os requisitos de rede LAN/WAN e NOC para o desenvolvimento de uma RFP, com apoio nas negociações técnico-comerciais com os possíveis fornecedores. Com o conhecimento adquirido ao longo dos meses de trabalho, relacionamento estreitado junto ao cliente, abordagem consultiva nas melhores práticas de mercado, análise de investimentos e a capacitação dos profissionais envolvidos, a PromonLogicalis se tornou não só um braço consultivo, mas também fornecedora de equipamentos e serviços e foi contratada para o desenvolvimento do projeto lógico de reestruturação desta nova rede, a implementação do Datacenter e planejamento das migração dos sites piloto.

Solução: A as soluções CISCO e interação com parceiros do MCD (Telefonica e VIVO - conectividade e 3G; e Global Crossing -Datacenter) foram oferecidas juntamente com a proposta de readequação da estrutura da Rede WAN e da topologia dos restaurantes, análise de gaps tecnológicos e governança, reestruturação do fluxo de processos da área de TI, readequação da gestão da rede com o uso das melhores práticas de gestão de NOC, adequação do SLM e Gestão de Serviços TI em suporte aos restaurantes. Fornecimento de equipamentos diversos LAN/WAN e Serviços como concentradores de rede, roteadores, Switches e WiFI. Além de serviços de PMO e operações.

Benefícios

O clienteterá uma importante diminuição da perda de receita gerada por indisponibilidade de serviços, SLAs aderentes ao negócio, capacitação da equipe interna e estruturação dos processos de TI com melhoria na qualidade de atendimento aos restaurantes. Além disso, o  trabalho realizado capacitou a rede a atender a demanda de aplicações críticas com garantia de qualidade de serviço, segurança, alta disponibilidade e escalabilidade, além da melhoria no atendimento aos restaurantes.