Grande distribuidora de suprimentos para escritório prepara-se para IPO apoiada em solução AWS

Cenário

Com mais de 200 lojas espalhadas pelo país, uma das maiores distribuidoras de materiais de papelaria, escritório e eletrônicos, expandindo a trajetória de atuação no mercado, decidiu abrir capital (IPO). Para isso, era preciso estar em compliance com as normativas para abertura de IPO. Um desafio que incluía a quebra de paradigma com o ingresso da empresa em uma arquitetura híbrida de nuvem pública e on-premise para garantir esse avanço estratégico.

O site de e-commerce da empresa está em um ambiente on-premise, que limita a agilidade na expansão e representa alto investimento para crescimento dessa infraestrutura, principalmente, em períodos sazonais. Ele opera normalmente, atendendo às exigências do negócio, contudo, é necessário expandir para data center homologado, especialmente com PCI compliance - que é a principal certificação de segurança digital do mundo -, para cumprir mais fielmente à abertura de capital.

Solução

Para preparar a distribuidora para o ingresso na Bolsa, colocando-a em linha com as normativas para a IPO, a Logicalis projetou uma arquitetura com um dos players da empresa que tivesse o melhor serviço de nuvem. A Amazon foi a selecionada.

O ambiente em nuvem pública da AWS conta com data center altamente homologado para PCI, além de atender a todas as outras normativas para abertura de capital. Esse desenho da Logicalis inclui conexão VPN entre o data center local da distribuidora e o da Amazon, apoiada na execução do conceito de Funções Lâmbida, que são execuções de recursos computacionais por demanda.

Fazer a função de execução do checkout da compra é uma das ações que acontecem na nuvem da Amazon, com todo o compliance do PCI. Depois de autorizada, essa execução é devolvida para o ambiente local e armazenada por sete dias em um ambiente replicado de data centers. Uma arquitetura segura que vai além das exigências de IPO.

Benefícios

A jornada rumo à adequação às normativas IPO promoveu um desenho de ambiente facilmente replicável, que suporta crescimento ainda mais exponencial e facilidade de movimentação, em linha com as principais regras de segurança de mercado, em especial PCI. Além de estar em compliance também com todas as outras normativas de abertura de capital.

Toda a solução de cloud traz dois fatores importantes, sem mencionar o preparo para IPO. Disponibilidade de volumes maiores de dados para traçar estratégias mais assertivas e agilizar tomadas de decisão, conhecendo melhor o cliente e o negócio.

Há também o ganho significativo de engajamento proporcionado pelo ambiente cloud. Além de mais agilidade e crescimento de infraestrutura por demanda, a distribuidora obtém um e-commerce mais alinhado aos atuais desafios do mercado.