Gestão, acessibilidade e performance de rede: solução SD-WAN em uma rede de medicina diagnóstica

CENÁRIO

Uma das maiores empresas de medicina diagnóstica no Brasil e América Latina dispõe de mais de 700 unidades de atendimento em todo o território nacional. Abrangendo laboratórios públicos e privados, a rede demanda alta capacidade de processamento de dados entre interações de equipes médicas, acesso aos dados de pacientes  e compartilhamento de exames e diagnósticos.

A empresa passava por falhas frequentes na comunicação e na performance. Algumas unidades encaravam indisponibilidade do sistema e problemas com a acessibilidade aos data centers. 

Para mitigar a lentidão e as quedas de conexão, a Logicalis foi escolhida como parceira para implementar uma solução SD-WAN apropriada para o escopo e a qualidade dos serviços médicos oferecidos pela empresa.

SOLUÇÃO

Para renovar a arquitetura de rede da empresa, a Logicalis propôs uma solução de SD-WAN (rede de longa distância definida por software) em parceria com a Fortinet. As redes SD-WAN são reconhecidas pela melhoria de performance e qualidade do serviço, graças a gestão via software que direciona as aplicações mais urgentes para links mais velozes. 

Neste caso, a SD-WAN foi utilizada para entregar agilidade, tempo de resposta e disponibilidade de serviços em uma solução de longa distância, conectando a base central com clínicas e hospitais. A solução melhora ainda a performance de comunicação das principais aplicações voltadas aos pacientes. 

A tecnologia da Fortinet conta com abertura para configurações personalizadas para automação e monitoramento. O FortiAnalyzer é um servidor que coleta informações sobre as aplicações e gera relatórios e gráficos de performance para visibilidade do funcionamento da rede. 

O projeto começou a ser implementado em maio de 2019 e já atingiu mais de 300 unidades de atendimento, com fases programadas para todas as 700 unidades. 

BENEFÍCIOS

O efeito mais imediato da solução é o aumento da disponibilidade e da performance dos sistemas. Como resultado, percebe-se a melhoria da experiência do paciente dentro das unidades de atendimento, já que o tempo de espera para acesso aos dados e exames reduz de maneira considerável. 

A solução também gera retorno financeiro, já que proporciona a retirada de links de conexão privada e permite a sua substituição por links de internet. Para balancear essa decisão, uma arquitetura de segurança e comunicação é implementada diretamente nos links. 

Desde o momento da implantação da rede SD-WAN, os times de TI e infraestrutura da empresa de medicina diagnóstica registraram uma redução impressionante da lentidão e das paradas do serviço. A média de 230 indisponibilidades teve uma queda drástica chegando próximo a 100% de disponibilidade ao mês.