Garantia de cervejas geladas com uma estratégia de IoT

CENÁRIO

Uma grande marca de bebidas queria facilitar o acesso rápido e prático de cerveja gelada para o público, com uma solução de implementação facilitada. O resultado foi um modelo de negócio inovador, focado em pontos estratégicos e que demonstrou rápido retorno e satisfação do público, com mais de 1.700 pontos instalados.

A franquia de pontos de venda é um sucesso. A oferta de cerveja gelada a preços acessíveis adicionou valor para áreas antes pouco lucrativas para os franqueados, como espaços vagos em postos de gasolina ou no estacionamento de supermercados. O projeto se consolidou na construção de pontos de distribuição em containers refrigerados, fáceis de montar em uma operação eficiente.

No entanto, em alguns casos, a localização dos containers, aprovada pela distribuidora, era alterada pelos franqueados sem consentimento, o que gerava possíveis conflitos com outros pontos de venda. Em outros casos, os franqueados interrompiam a refrigeração dos pontos de venda durante a madrugada, como forma de economizar energia, o que gerava alterações na qualidade das bebidas.

Esses dois problemas centrais demonstravam a necessidade de ampliar a capacidade de monitoramento e reconhecimento de padrões do negócio. Além deles, era importante entender a dinâmica do negócio, como fluxo de pessoas e comportamento de compra, para melhorar cada vez mais as estratégias de vendas. A partir do entendimento da demanda, a Logicalis entregou uma solução para o problema utilizando um sistema avançado de Internet das Coisas (IoT).

 

SOLUÇÃO

Por meio de consultoria e análise dedicada ao problema, a Logicalis projetou uma solução baseada nas APIs do EUGENIO, uma plataforma de IoT que utiliza serviços do Azure.

A solução criada para a empresa foi planejada com aplicações de monitoramento inteligente de localização, temperatura e fluxo de pessoas, resolvendo os problemas encontrados pela empresa e entregando ferramentas de análise estratégica para aprimoramento comercial.

O Monitoramento de temperatura foi arquitetado com  sensores capazes de identificar em tempo real as alterações de refrigeração no container. Além disso, alarmes no sistema de refrigeração localizam problemas técnicos e panes capazes de prejudicar o armazenamento do produto.

O problema da localização dos pontos de venda foi solucionado com simples transmissão de GPS. A Logicalis entregou ainda um sistema de contagem do fluxo de pessoas que identifica a quantidade de sinais de Wi-Fi dos celulares pessoais de quem transita pelo ponto.

O monitoramento remoto estreita a conexão entre franquia e franqueado, resultando em mais controle e capacidade de ações efetivas. A Logicalis ainda incrementou a logística e a estratégia de vendas do ponto adicionando um sistema de atualização remota de preços, com uso de um painel de LED localizado nos pontos. Assim, a empresa pode reagir rapidamente à promoções de concorrentes, eventos e demandas repentinas.

Graças à uma arquitetura tecnológica previamente desenvolvida, tanto em hardware quanto em software, essa solução foi desenvolvida e implementada em apenas 3 meses, com um produto personalizado especialmente para a empresa de bebidas.

BENEFÍCIOS

O projeto piloto de monitoramento em IoT foi testado com sucesso em um ponto de venda com alta circulação de clientes. Com a solução, foi possível identificar problemas relacionados à má-gestão de franqueados, com ações localizadas para melhorar o serviço e garantir a eficiência dos negócios. Os dados gerados a partir de pontos físicos, e analisados estrategicamente, são capazes de gerar valor, otimizar a experiência do cliente e extrair o máximo potencial do empreendimento.