Fabricante de veículos migra para Azure e aumenta desempenho das aplicações

Cenário

Com o e-commerce ganhando força, uma fabricante de veículos decidiu repensar sua estratégia para garantir a presença nos diversos canais e viabilizar o atendimento ao cliente de maneira física ou virtual. Mais do que isso, temáticas como agilidade e uma estratégia pautada por dados (data driven) passaram a ter cada vez mais importância nos planos da companhia. No entanto, a empresa sabia que, para garantir a oferta de novos serviços digitais para clientes e parceiros de negócios, precisava reavaliar sua estrutura de tecnologia, certificando-se de que ela seria capaz de suportar as inovações que estavam a caminho.

O primeiro passo foi iniciar um assessment de seu ambiente de TI. Para apoiá-la nessa jornada, a empresa contou com o apoio da Logicalis para o desenvolvimento de um plano de evolução tecnológica. A consultoria ficaria responsável por ajudá-la a planejar e priorizar o ciclo de investimentos em infraestrutura para os próximos anos em curto, médio e longo prazos, considerando análises de cenários evolutivos e soluções tecnológicas.

Solução

O processo de entendimento do ambiente mostrou que os sistemas de redes e telefonia estavam obsoletos e que precisavam ter seus servidores atualizados. A empresa compreendeu ali que a aceleração da jornada para a nuvem era necessária para viabilizar seus projetos de transformação digital.

A fabricante já tinha uma pequena estrutura em nuvem, mas o projeto era mais ambicioso, em linha com o roadmap evolutivo desenhado pela Logicalis: a ideia era migrar cerca de 40 workloads e criar um ambiente capaz de suportar, no futuro, inúmeras aplicações, como o sistema de gestão, de BI e de CRM. Definido o escopo, a etapa seguinte envolveu um estudo completo das soluções disponíveis no mercado, no qual optou por migrar o ambiente para o Microsoft Azure.

Para realizar a migração com segurança e de forma transparente para os usuários, a empresa também contou com a Logicalis. O projeto foi dividido em sete ondas, usando a metodologia ágil. Desta forma, além da mudança ser realizada de maneira gradual e sem imprevistos, cada etapa proporcionou um aprendizado diferente aos times de TI da empresa, que já passou a utilizar o sistema imediatamente após o término da migração.

Benefícios

O projeto foi robusto, muito bem-sucedido e cerca de 55% dos workloads, serviços e aplicações da empresa, incluindo as críticas, rodam na nuvem. Isso vem garantindo à empresa a flexibilidade necessária para otimizar e simplificar a sua infraestrutura. Além disso, a migração para a nuvem Azure permitiu à fabricante:

-Reduzir riscos em relação ao ambiente on-premises, que era mais suscetível a paradas causadas por fatores externos
- Modernizar suas plataformas digitais
- Garantir disponibilidade e escalabilidade das plataformas digitais
- Reduzir custos de manutenção e operação de infraestrutura