Lozo migra infraestrutura para a nuvem AWS com apoio da Logicalis

Cenário

A Lozo, uma grande empresa de serviço online, ajuda consumidores norte-americanos a encontrar cupons de desconto de acordo com as compras que pretendem fazer. O aplicativo é um buscador de cupons, que pesquisa milhares de sites de varejo e marcas, listando todos os cupons encontrado em apenas um lugar.

Para tanto, o aplicativo monitora mais de 400 sites, avisando seus usuários quando novos cupons são lançados e quando os antigos expiram. Desta forma, seus usuários podem reduzir entre 20% e 40% seus gastos em supermercados e outras lojas, gerando economias que podem chegar a US$ 1 mil anualmente.

Para monitorar e informar seus clientes, a Lozo contava com um ambiente formado por uma série de aplicações escritas em PHP, que armazenavam dados em um SGBD PostgresSQL. Apesar deste ambiente já estar na nuvem AWS, ele vinha sendo trabalhado como um simples ambiente de virtualização, faltando redundância para a base de dados, backup periódico dos dados, o que gerava falhas constantes em diversos serviços.

A empresa também tinha dificuldade em monitorar e corrigir incidentes em sua infraestrutura, pois não tinha ferramentas de monitoramento ou um time especializado para a operação. Por isso, tinha a demanda de encontrar um parceiro para o atendimento destas demandas, que dependiam de serviços de modificação e gerenciamento do ambiente. Além de tornar o seu ambiente mais flexível e conseguir tirar proveito de todos os serviços que a AWS poderia oferecer.

Solução

Para absorver todos os recursos que a AWS possui, a Lozo escolheu a Logicalis como parceiros de serviços. A escolha se deu por conta de suas competências de DevOps e migração, auditadas pela equipe AWS, o que garantiriam a melhor experiencia de migração e serviços gerenciados, além da atuação de forma proativa e da utilização das melhores práticas AWS.

Para atender às demandas, a empresa estabeleceu uma parceria com a Logicalis, que ofereceu ao projeto sua consultoria DevOps para as transformações de negócios e tecnologia; entrega escalonável de implantação de aplicativos/serviços e gerenciamento de deploy; e suporte do pipeline de CI/CD.

Além da consultoria, o contrato incluiu os serviços de implantação e migração de aplicativos/serviços; a Integração com as metodologias de CI/CD da empresa; abstração de implantação e implantação de infraestrutura e alinhamento com as melhores práticas AWS. A Logicalis também assumiu o suporte e monitoramento 24x7 do ambiente do cliente, o que incluiu gestão de eventos, incidentes, problemas, registro imediato e registro de data e hora dos tíquetes; o gerenciamento de segurança e o gerenciamento de custos.

Benefícios

As melhorias propostas e implementadas pela Logicalis e os serviços gerenciados prestados por ela, proporcionaram o aumento da capacidade da Lozo de receber requisições, reduzindo o tempo de entrega das informações e do site, atingindo um SLA de 99,5%. A utilização de RDS aumentou a confiabilidade dos dados e os deploys passaram a ser executados em menor tempo (aproximadamente meia hora, contra duas horas na estrutura antiga), já que não havia a necessidade de um backup pontual da base de dados todas as vezes. As instâncias redundantes no ambiente produtivo diminuíram o downtime causado por deploys ou mesmo por falhas na estrutura.

Ao mesmo tempo, o ambiente de QA mais estável possibilitou aos desenvolvedores executarem testes automatizados de seu código e suas aplicações, o que fez com que o número de deploys que falhavam e tinham que ser reagendados diminuísse em 50%, além do tiem de resposta reduzido de oito horas para apenas uma. O custo do ambiente, dada a quantidade de instâncias e produtos, aumentou na ordem de 30%, valor totalmente absorvido pelos ganhos que a nova infraestrutura proporcionou.