Com solução SDN, Logicalis moderniza data center de uma das maiores concessionárias de energia do Brasil

Cenário

Atendendo mais de 3 milhões de usuários no Brasil e prestes e ampliar esse número, uma das maiores concessionárias de energia do país iniciou o ano planejando a modernização e migração de seu data center. O crescimento da companhia e a consequente expansão de sua rede trouxeram a necessidade de modernizar, trazer mais integração e automação para a infraestrutura, possibilitando mais agilidade e flexibilidade para a operação.

Pensando inicialmente na integração dos equipamentos mais novos com o legado, a empresa lançou uma RFP prevendo apenas a substituição dos equipamentos mais antigos, mantendo a mesma arquitetura e sem levar em conta outros fatores. Ao entrar no processo, a Logicalis realizou workshops junto ao time de TI da companhia, o que permitiu compreender a necessidade e desenhar uma proposta diferenciada.

Ao invés do simples refresh de equipamentos, a proposta da Logicalis previu a modernização da infraestrutura com a utilização de uma solução de SDN (Software Defined Network). A proposta foi aprovada pela matriz da concessionária, com destaque para os diferenciais técnicos e a apresentação de uma solução completa.

Solução

A solução definida por software escolhida pela Logicalis foi a Cisco Fabric Application Centric Infrastructure (ACI), que permite provisionar, programar, gerenciar e diagnosticar redes mais rapidamente, com uma topologia no conceito Spine and Leaf. Nesta abordagem de última geração, a infraestrutura subjacente é centrada nos aplicativos e a SDN passa a oferecer a escolha na automação e na capacidade de programação entre data centers, campi e redes de longa distância.

No caso da concessionária, a maior parte dos sistemas que fazem o controle dos endpoints para as residências e indústrias usuárias ficam instalados no data center. O uso do Cisco Fabric ACI permite fazer a padronização desse ambiente, oferecendo uma tecnologia de fácil utilização, altamente escalável e com possibilidade de integração a ambientes de CI/CD e DEVOPs. Desta forma, a adoção da solução vai facilitar o crescimento do ambiente, dar aos administradores da rede uma visão centralizada de tudo o que acontece em seu ambiente e abrir caminho para a implementação de esteiras de desenvolvimento mais eficientes.

Já iniciado, o projeto deve ser realizado em ondas ao longo dos próximos doze meses, uma vez que prevê não apenas a implementação da solução, mas também a migração do data center.

Benefícios

A partir da implementação da Cisco Fabric ACI, a expectativa é que a concessionária conte com benefícios como a redução no número de fornecedores, por conta da padronização e simplificação do gerenciamento. Em outra frente, haverá a melhoria no uso dos recursos de TI, uma vez que os profissionais poderão dedicar mais tempo à melhoria da infraestrutura e menos com identificação de problemas, pois contam recursos avançados de relatórios e estatísticas disponíveis.

Também é esperada uma redução na ocorrência de incidentes e na parada de serviços, por causa do gerenciamento centralizado e do controle de acesso oferecido pela solução, que vai ampliar a segurança. Ainda sobre proteção de dados, haverá também uma padronização das políticas de comunicação e acesso em todo o data center, eliminando brechas na proteção da infraestrutura e o uso de shadow IT.

Além disso, a modernização vai facilitar futuras expansões da infraestrutura, que a partir de agora será praticamente plug&play. A tecnologia Cisco Fabric ACI é baseada em APIs abertas e já conta com interfaces de comunicação com outras soluções, o que deve facilitar integrações ao médio e longo prazo.

Com tudo isso, a concessionária deve ganhar previsibilidade, reduzir o tempo investido no gerenciamento de mudanças, incidentes e eventuais multas por não cumprimento de SLA com os clientes finais. A operação ficará mais ágil com o mesmo volume de recursos.