Com consultoria da PromonLogicalis, mineradora quadruplica sua capacidade de transmissão de dados e melhora a comunicação na região

Cenário
Em uma região no sudeste do Pará com pequena infraestrutura de telefonia e internet, uma renomada mineradora enfrentava o desafio de dobrar a sua produção de minério de ferro e ampliar a sua produção de cobre e outros minerais. Devido à escassez de tecnologia na região, a companhia encontrava falhas constantes em seus sistemas de dados, voz e automação e não conseguia ter boa visibilidade e controle do que acontecia em suas operações, correndo riscos operacionais e de não suportar o crescimento previsto e, consequentemente, sofrer grandes impactos nos seus negócios.

Para mudar essa situação, precisava rever a capacidade e disponibilidade de suas redes de transmissão de tecnologia da informação e tecnologia de automação, de forma que a infraestrutura pudesse atender as necessidades de acesso aos recursos de telecomunicações para colaboradores e seus familiares, parceiros e população na região.

A melhoria de infraestrutura de telecomunicações é um dos fatores críticos de sucesso para a operação da mineradora na região, pois, por se tratar de uma área remota, a retenção de funcionários e parceiros está diretamente ligada à infraestrutura que esses colaboradores encontram.

Solução
Nesse cenário, a mineradora contou com a equipe de consultoria da PromonLogicalis e iniciou um amplo programa de adequação da infraestrutura de telecomunicações. Os profissionais envolvidos no programa fizeram uma análise da situação da rede, assim como estudos de cenários futuros que culminaram no desenho da topologia de rede de transmissão, ideal para suportar o crescimento das operações na região. Com esse diagnóstico, traçaram um plano para melhorar a infraestrutura de telecomunicação que norteou inúmeros projetos, dentre eles, a instalação de cabos de fibra ótica, a construção de torres de transmissão de rádio e reparos nas torres existentes e no backbone.

Com as definições dos projetos com visões de curto, médio e longo prazo, foi estabelecido um escritório de projetos (PMO), em que os profissionais da PromonLogicalis realizavam o acompanhamento destes projetos e da evolução da rede de transmissão e demais infraestruturas, assim como geração de relatórios de follow-up e de consumo de banda e disponibilidade para acompanhamento da evolução/ consumo e desenvolvimento de estudos estratégicos em diversas iniciativas na região norte.

Benefícios
Graças à consultoria da PromonLogicalis, a companhia conseguiu quadriplicar a capacidade de sua rede de transmissão de dados via fibra ótica que atende os seus projetos de expansão, passando de 622Mbps para 2,5Gbps, além de possibilitar uma expansão futura para 10 Gbps. A capacidade de transmissão de dados via rádio também está sendo quadruplicada, passando de 155 Mbps para 622 Mbps, com possibilidade de expansão para 1,4Gbps. Além disso, a consultoria da PromonLogicalis esteve presente desde o início da implantação de infraestrutura de telecom e TI para as novas operações de minério de ferro.

As melhorias garantiram que a mineradora tivesse alta disponibilidade e capacidade de acesso à internet, comunicação de dados e de voz para viabilizar seus negócios na região, levando em conta inclusive os desafios para os próximos anos, e reduzindo possíveis riscos aos negócios.

Como efeito colateral, o projeto contribuiu significativamente para a melhoria do acesso à comunicação da população da região. A partir desse projeto, os moradores das cidades passaram a contar com novas e melhores empresas e serviços de telefonia fixa e móvel, além de terem acesso a serviços de banda larga de qualidade e com custos mais competitivos, até então inexistentes na região.