Com consultoria da PromonLogicalis, INTO ganha inovação e qualidade nos processos de TI

Cenário

O Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia Jamil Haddad (INTO) é um órgão da administração direta do Ministério da Saúde, considerado referência em todo o país e que atende exclusivamente aos pacientes do SUS.  O hospital necessitava melhorar os processos gerais de governança de TI para, não somente atender aos requisitos da Controladoria Geral da União (CGU) – que solicita que todos os órgãos públicos anualmente respondam a um questionário sobre a maturidade de seus processos de TI, segundo o COBIT—, como também melhorar sua percepção em relação aos serviços de TI.

Solução

Após vencer a concorrência para o processo, a PromonLogicalis elaborou pesquisas e análises de tecnologia na saúde e elencou requisitos a serem solucionados. Foi realizada uma revisão do Plano Diretor de TI e, também, uma versão do Planejamento Estratégico de TI, sugerindo soluções aplicáveis ao hospital, com base em tecnologias reconhecidas internacionalmente.

O primeiro passo foi levantar documentos de embasamento gerencial e estratégico, evidenciar o nível de maturidade da governança corporativa, além de realizar reuniões de entendimento de demandas e expectativas dos gestores, tendo envolvimento direto no planejamento estratégico e definição de  metas.

O segundo passo foi colocar em prática o planejamento, em busca de possíveis falhas processuais e, com isso, garantir que a capacidade de análise da gestão da divisão de tecnologia da informação do INTO pudesse ganhar novas ferramentas para sua tomada de decisão.

Por fim, a PromonLogicalis obteve conclusões sobre a maturidade da equipe, da gestão e dos processos implementados, tornando possível um planejamento para mais um ano de melhoria processual com ajustes para os processos de TI do cliente.

Benefícios

O trabalho realizado pela consultoria da PromonLogicalis gera vantagens na gestão estratégica do INTO e sua TI. Até o momento, já foram desenvolvidos documentos de planejamento e evolução estratégica que auxiliam a equipe de TI em suas tomadas de decisão, avaliando governança, inovação e melhoria, qualidade e monitoração, comunicação e segurança.

Além disso, a atuação da PromonLogicalis na Área de TI do INTO garante um melhor entendimento de realizações passadas e planejamento futuro, a gestão de equipes e profissionais de forma mais eficiente, a integração com outras áreas e metas estratégicas, o planejamento e a gestão financeira de contratos, relatórios e análises de produtividade de forma mais eficiente, possibilitando que o INTO se torne uma referência na gestão de TI de órgãos públicos, obtendo conceitos acima da média nas avaliações do CGU