BBVA Paraguai migra para telefonia IP

O cliente

BBVA é um grupo global de serviços financeiros que oferece a mais completa gama de produtos e serviços a empresas e pessoas físicas. Além da forte presença internacional, é o banco líder no Paraguai há seis anos. Esta organização se diferencia por sua constante inovação, desenvolvimento e expansão em todos os âmbitos de atuação.

O desafio

Junto com a transferência de seus escritórios para um novo edifício, com Certificação LEED, a organização decidiu trocar sua antiga telefonia analógica para telefonia IP e, assim, melhorar o desempenho da sua rede, obtendo um processamento efetivo de chamadas. Por outro lado, o banco tinha alguns inconvenientes ao se comunicar com outras filiais, principalmente do exterior. Nesse contexto, a Logicalis implementou soluções tecnológicas da Cisco que conseguiram atender às necessidades levantadas.

A solução

Entre as soluções instaladas pela Logicalis estão switches de Core, roteadores, Access Point, Telefonia IP e Storage.

A instituição também incorporou um Contact Center que proporcionará atendimento rápido aos clientes, resolvendo assim os problemas e solicitações com maior eficácia e rapidez.

Além disso, com o objetivo de poder realizar várias videoconferências simultâneas com diferentes áreas e diferentes países, a instituição incorporou equipamentos de vídeo da Tandberg, que funcionam através da rede IP.

Benefícios

Atualmente, o Banco BBVA conta com um sistema de telefonia IP de vanguarda, que processa mais de 42 mil ligações mensais, possibilitando ainda a rápida criação de novas vagas de emprego.

Por outro lado, essa implementação não só reduziu os custos para a organização, mas também para os clientes. Agora as ligações para a matriz têm uma tarifa local. Os custos de ligações de longa distância desapareceram porque todas as comunicações agora passam pela rede IP. Assim, obteve-se uma economia importante no que diz respeito a ligações.

Por sua vez, o Contact Center permitiu otimizar o trabalho diário graças à possibilidade de se conectar de qualquer lugar e trabalhar utilizando a rede.

A partir dos resultados obtidos, a inovação tecnológica foi replicada nas outras filiais do banco, tanto na cidade de Assunção como no interior.

As soluções de vídeo possibilitaram à companhia reduzir gastos com viagens, já que agora as filiais podem se comunicar de forma instantânea, incrementando a rentabilidade e melhorando os ciclos de tomada de decisões.

Todas essas soluções tecnológicas contribuíram para posicionar o novo edifício do banco como uma das edificações com mais tecnologia.