Banco privado acelera modernização e migração para cloud com Logicalis e AWS

Cenário

Entre as principais instituições financeiras do país, um grande banco privado possuía uma aplicação desenvolvida em uma base de dados SQL Server no modelo on-premise, que era utilizada pela Tesouraria da companhia. Entretanto, a aplicação não era escalável e não estava suportando a alta demanda da área.

Frente a este desafio, a instituição decidiu migrar 60% de todos os workloads abrigados em seus data centers para cloud. E ainda modernizar as aplicações e ambientes com os sistemas legados. Para isso, era preciso criar uma plataforma flexível, ágil e segura, capaz de proporcionar mais eficiência operacional e redução de custos para se alinhar às demandas cada vez mais prementes da era digital e às exigências do novo cliente hiperconectado.

Solução

A Logicalis foi a escolhida para ajudar a vencer esse desafio, primeiramente fazendo uma análise minuciosa (assessment) do cenário para identificar os recursos necessários na migração e construir um modelo de TCO (Total Cost of Ownership) para seu projeto de migração.

A experiência da empresa em projetos de migração e modernização em nuvem se somou à aplicação do programa MAP (Migration Acceleration Program) da AWS como solução para atender às expectativas do banco, trazendo confiança necessária à instituição.

Após o entendimento do ambiente em conjunto com a Logicalis, o cliente optou por uma migração “lift and shift”, utilizando a solução AWS DMS para migração e adotando, como solução final, o banco de dados gerenciado pela AWS Aurora MySQL. Além disso, também foram adotadas melhores práticas de arquitetura em nuvem e aplicadas melhorias nas chamadas de APIs.

Credenciada com uma das mais importantes certificações do mercado, a AWS Managed Service Provider (MSP), a Logicalis pôde garantir experiência em toda a jornada da nuvem, incluindo planejamento e design, migração, operações, suporte, automação e otimização.

A evolução dessa trilha, iniciada com foco na infraestrutura, estendeu a atuação da Logicalis para um desafio mais próximo do coração da estratégia: a área de Canais, onde foi realizado assessment em dois dos 14 sistemas.

Benefícios

O assessment realizado deixou claro os benefícios de uma migração e modernização da aplicação em nuvem. Os benefícios vão desde permitir a criação de uma solução mais disponível, escalável e segura, até a possibilidade de agregar novas funcionalidades nativas na cloud.

Com o apoio da Logicalis e da AWS, o banco passa acelerar a jornada de migração e modernização para a nuvem com metodologia orientada a resultados. Com o workload na nuvem e a modernização das aplicações, a instituição financeira também passa a ter mais flexibilidade, redução de custos (especialmente com licenças de uso), aumento de produtividade da equipe, melhor eficiência e resiliência operacional, mais segurança, maior estabilidade, além de acelerar a inovação e garantir um melhor time to market para o negócio.