Banco digital moderniza conectividade com cloud pública para suportar crescimento e chegada do Pix

Cenário

Nascido no berço digital, o banco possuía um ambiente de conectividade defasado que não atendia mais ao seu crescimento expressivo dos últimos dois anos, tanto do número de clientes como o de colaboradores.

Os equipamentos de baixa performance, pouca largura de banda, estavam impedindo a expansão dos negócios. Havia ainda o agravante da entrada do Pix no mercado, com um cronograma apertado estabelecido pelo Banco Central (BC) e a expectativa do volume explosivo de transações.

Solução

Com esse cenário, a Logicalis foi acionada para construir a base de um ambiente de conectividade, que suportasse o crescimento do banco e o deixasse pronto para suportar a entrada do Pix, com uma estrutura ágil e segura para absorver o aumento do volume de transações.

Juntas, equipes da Logicalis e do banco desenharam uma solução em cloud para promover melhoria de performance em conectividade, mas também trazendo outros ganhos como agilidade de processos, flexibilidade e redução de custos. Assim, foi construída uma fundação com alta capacidade de conexão e de receber inovação, com a adoção da tecnologia Fabric VxLAN EVPN, composta pelas camadas de Underlay e Overlay, bem como a utilização de protocolos de roteamento dinâmico avançados, que irão permitir a implementação de um ambiente moderno e de alta escalabilidade e performance.

Apoiada na solução de nuvem pública da AWS, que já existia no banco digital, a infraestrutura foi renovada com equipamentos da Cisco (switches e roteadores) de alta capacidade, em ambiente de contingência, para garantir total disponibilidade do sistema e escalabilidade para suportar grandes volumes de transações com segurança e agilidade.

Benefícios

O novo ambiente de nuvem pública deu ao banco digital a capacidade e a segurança para suportar o crescimento do número de clientes e de colaboradores, em um ambiente flexível, escalável e de custo atraente. O desafio da conectividade foi vencido, permitindo operar em uma base de alta capacidade de conexão.

O banco suportou o aumento de transações geradas pela chegada do Pix, dentro do prazo desafiante imposto pelo BC, sem apresentar qualquer problema durante a entrada dessa nova modalidade de meios de pagamento. O projeto garante a implementação de outras inovações e mais crescimento.