Assessment da Logicalis ajuda a definir investimentos de gigante do setor automobilístico

Cenário

Uma das maiores indústrias do setor automobilístico brasileiro viu surgir, com a pandemia e a consolidação do trabalho remoto de boa parte de seus funcionários, a necessidade de rever sua infraestrutura. A ideia era analisar e executar melhorias nas camadas de telecomunicações, rede, firewall e serviços compartilhados, permitindo melhor desempenho e mais produtividade.

A RFP inicial, apresentada pela companhia, pedia uma análise do desempenho de internet e infraestrutura e a execução das melhorias propostas. No entanto, ao formular sua proposta técnica, a equipe da Logicalis sugeriu a divisão do processo em duas fases: a primeira, com a realização do assessment de toda a infraestrutura; e a segunda, com a entrega de um roadmap com a execução das melhorias feitas a partir da primeira análise. Com esse desenho, a Logicalis foi a vencedora para apoiar o cliente nesse desafio.

Solução

O trabalho junto ao cliente começou em fevereiro de 2021, com um assessment completo de seu ambiente. Os profissionais de consultoria da Logicalis visitaram as três unidades da companhia, o que lhes permitiu fazer a medição da cobertura de sinal WiFi em cada uma delas. Depois deste estudo presencial, foi feito uma análise preditiva com as informações levantadas, que gerou um desenho para a melhor arquitetura a ser adotada para se obter uma cobertura de sinal sem interferências.

Houve também uma frente de análise virtual do ambiente. Por meio de uma VPN (Virtual Private Network) criada especificamente para este fim, a Logicalis acessou o ambiente do cliente, realizando um service management para a parte de conectividade, que gerou um histórico do tráfego da rede. Três meses de análises possibilitaram à Logicalis criar uma foto do comportamento do ambiente da empresa, objeto de uma análise criteriosa que serviu de insumo para as sugestões de melhorias.

Na segunda fase do projeto, foi apresentado um roadmap com as recomendações de curto prazo, tais como ajustes e refreshs de firmware, de funções e de configurações; de médio prazo, tais como mudanças de arquitetura, com o uso de novas tecnologias; e, em longo prazo, sugestões baseadas em transformação digital e indústria 4.0, que poderão ser implementadas a partir do redesenho da arquitetura, tornando-a mais moderna.

Benefícios

Concluído em junho de 2021, o trabalho da Logicalis foi fundamental para as definições que a companhia deve tomar a partir de agora sobre seus investimentos em TI. Com mais de 2,6 mil usuários de sistemas, como o Microsoft Teams, as três unidades analisadas representam os ambientes mais críticos existentes hoje no cliente.

Agora, com o trabalho concluído, a empresa tem conhecimento não apenas de seu ambiente de TI, mas principalmente de seus gargalos e das iniciativas que devem ser priorizadas daqui para frente. O relatório produzido pela consultoria da Logicalis traz estas ações em ordem de prioridade, mostrando o que pode ser feito primeiro.

Mais que mostrar ao cliente onde ele está atualmente em termos de arquitetura e infraestrutura, as recomendações de longo prazo deixam claro o que pode melhorar e o que pode ser adotado depois disso, indicando a jornada de transformação digital e a transformação para o conceito de Indústria 4.0.