Adidas adquire soluções de telefonia IP para todos os seus pontos de venda no Peru e no Chile

O cliente

A Adidas é uma multinacional fabricante de calçados e roupas esportivas, cuja sede central fica na Alemanha.

A empresa tem presença nos cinco continentes e, para sua operação logística, divide o mundo em cinco grandes regiões (América do Sul, América do Norte, Europa, Japão e Ásia Pacífico) e seus produtos em três categorias: calçado, têxtil e acessórios (bolas, bolsas, etc.).

O desafio

O sistema de telefonia da Adidas Peru e Chile contava com uma central de telefonia digital analógica, que, devido ao crescimento da empresa, já não tinha condições de atender às necessidades de comunicação diárias.

Por um lado, as áreas começaram a crescer nos dois países, e, com isso, a quantidade de usuários também. No Peru e no Chile existem aproximadamente 100 e 230 usuários, respectivamente. Além disso, o número de lojas também estava aumentando nos dois países, chegando atualmente a 24 lojas no Peru e 40 no Chile. Diante desse contexto, a Adidas precisava incrementar o número de extensões dos novos usuários à central e melhorar seus sistemas de comunicação.

"A central que tínhamos não nos dava flexibilidade no crescimento, nem mobilidade, e os custos das linhas analógicas eram mais elevados", comenta Héctor Rivera, especialista em TI da Adidas Peru.

A solução

A Logicalis ofereceu à Adidas a solução de Comunicações Unificadas, que contempla o fornecimento de gateways (cujo equipamento principal está no escritório principal), switches 2960 com PoE, terminais telefônicos, central telefônica (localizada na recepção dos escritórios), três módulos conversores de analógico a IP. Adicionalmente, foram oferecidas as licenças para Call Manager, IP Communicator e caixa postal.

No que se refere a serviços, também foram incluídas a implementação e a manutenção desses equipamentos, conforme os requisitos do cliente.

A implementação da solução foi realizada em duas etapas, num período de quatro meses. A primeira etapa ocorreu no escritório principal e nos escritórios de expedição e depósito. Os dois estão localizados nas instalações da empresa Dinet, operador logístico da Adidas, que faz a distribuição da sua mercadoria.

A segunda etapa ocorreu nas lojas da Adidas localizadas em Lima e no interior.

Uma vez finalizada a instalação, a Logicalis realizou uma capacitação para os usuários da Adidas. Foram montados grupos onde os colaboradores da companhia conheceram as diversas funções e características dos equipamentos instalados.

Os benefícios

Devido ao fato de todas as lojas terem migrado para a telefonia IP, foi reduzido o custo das linhas analógicas. Antes havia uma linha analógica por loja. Atualmente, todas as lojas fazem ligações como se fossem extensões, o que permite identificar qual filial está ligando e obter assim uma comunicação mais simples e com maior qualidade.