TecBan investe para melhorar conectividade

Cenário
Seguindo os padrões adotados em todo o mundo, a TecBan constantemente utiliza a internet como um dos principais canais de tecnologia para suportar inúmeras aplicações e serviços. Para diminuir custos e prover um ambiente de alta disponibilidade, a empresa definiu que, além de enxugar sua carteira de fornecedores de telecomunicações e internet, deveria aprimorar seu modelo de conectividade. Para isso, precisava integrar a cadeia transacional, rede de autoatendimento e os canais de mídia online (site da companhia e acessos VPN).

Solução
Para tanto, contou com o apoio técnico e de negócio da PromonLogicalis para aquisição do hardware, design de rede, engenharia de segurança e implantação da estrutura, compondo a solução também a participação da F5 Networks e da Parks. Durante o processo, que teve início em 2009, houve uma adequação da infraestrutura de segurança lógica para atender as premissas do PCI-DSS, padrão mundial de transações financeiras. De acordo com o cliente, o principal desafio ao longo do processo foi mudar a cultura da empresa em relação ao uso da internet para qualquer aplicação, porque havia um certo paradigma com relação à segurança para utilização de internet como meio de acesso de seus ATMs.

Benefícios
Cada fornecedor de internet e telecomunicações é responsável pela entrega de serviço distinto, e não existe a possibilidade de compartilhamento de recursos, integração e sinergia tecnológica. Por meio do conceito Autonomous System, a empresa minimizou a dependência dos fornecedores, e, ao mesmo tempo, aumentou a disponibilidade e melhorou o nível de serviço oferecido.
Além de aprimorar o modelo de conectividade da empresa, o TecBan Always Connected otimizou o uso de links, reduziu o risco de indisponibilidade e facilitou a migração de tecnologias de telecomunicações.