Hero image

Hybrid IT

A evolução tecnológica tem imposto aos data centers desafios além da simples manutenção das operações de TI. Eles também precisam ajudar as organizações a alcançarem objetivos estratégicos e a oferecerem serviços de alta qualidade aos seus clientes.

Benefícios para o negócio

  • Solução mais apropriada para o seu negócio
  • Todos os benefícios da consolidação
  • Sistemas de TI inteligentes para decisões mais rápidas
  • Menos complexidade e mais flexibilidade
  • Monitoramentos IP mais modernos, sem surpresas
9 perguntas sobre o armazenamento all flash

9 perguntas sobre o armazenamento all flash

Ao analisar a adoção de storage all flash, é comum que surjam algumas dúvidas. Abaixo listamos algumas das mais comuns.

1. O armazenamento flash pode ter seu desempenho prejudicado por falhas?

Uma das principais vantagens do armazenamento flash é a latência inferior a 1 milissegundo, que acelera as aplicações, e evita falhas devido à perda de desempenho. Além disso, uma arquitetura flash melhora o desempenho dos recursos de CPU e de memória dos servidores que acessam o storage, pois conseguem uma rápida resposta dos acessos aos discos proporcionando desempenho consistente durante picos de utilização.

2. É possível fazer um upgrade não disruptivo em um ambiente all flash?

Atualmente, não são todas as soluções de armazenamento all flash do mercado que oferecem suporte a alguma forma de upgrade não disruptivo. Essas soluções exigem planejamento proativo ou alguns dias de migração de dados históricos, enquanto outras permitem expansão apenas quando o hardware é idêntico, limitando o uso de modelos de hardware desatualizados rapidamente. Entretanto, existem sistemas que permitem que todas as atividades de manutenção e substituição de componentes possam ser realizadas de modo totalmente não disruptivo, mesmo com o equipamento em produção e sem afetar o desempenho dos negócios.

3. O armazenamento em flash é mais seguro em termos da integridade dos dados?

Embora a memória flash reduza o tempo de acesso das aplicações aos dados, a velocidade de acesso por si só não garante a proteção dos dados. O armazenamento em flash, como nos storages tradicionais, é medido em terabytes (TBs). A proteção em RAID de paridade dupla se tornou bastante difundida como meio de proteção de dados corporativos contra erros de bits irreparáveis e falhas de unidades. A proteção dos dados é essencial, entretanto, tanto a proteção em RAID de paridade dupla quanto as réplicas de dados espelhados consomem capacidade de armazenamento.

4. Que tipo de proteção o storage flash oferece contra erros humanos?

Muitas vezes, somente a proteção dos dados com RAID ou espelhamento não é o suficiente para garantir a integridade de um sistema. A maioria das perdas de dados é resultado direto de erro humano, que por sua vez não pode ser protegida por esses recursos tradicionais. Por isso, a capacidade de proteger os dados através de fotografias locais e replicar dados para outras localidades para recuperação de desastres são alguns dos principais recursos corporativos do armazenamento. O recurso de “fotografias”, por exemplo, é baseado em metadados e não copia dados de um volume para outro dentro do storage, economizando com isso espaço de armazenamento e ciclos desnecessários de I/O. Com isso, evita que o custo total de armazenamento aumente com esses recursos.

5. Como calcular o custo total de propriedade do storage flash?

Ao considerar a tecnologia de armazenamento em flash, deve-se levar em consideração um TCO de pelo menos 10 anos. Em muitos casos, é possível substituir apenas as controladoras, sem a necessidade de migrar dados e nem interromper seu funcionamento, garantindo a preservação do investimento.


6. O armazenamento flash é mais interessante economicamente do que o armazenamento em disco?

O storage all flash permite uma economia significativa de armazenamento através da desduplicação e compressão dos dados em tempo real. A redução de dados por meio dessas tecnologias aumenta a capacidade de armazenamento. Os meios pelos quais a redução de dados é implementada têm efeito perceptível sobre a eficiência e o custo por GB de armazenamento efetivo. As implementações são tão diversas quanto o número de opções de memória flash no mercado. Em suma, quanto mais abrangente a tecnologia de redução de dados, maiores os recursos de economia e maior a aplicabilidade da solução no seu ambiente.


7. O armazenamento flash torna o ambiente mais simples?

A tecnologia flash torna o ambiente mais simples, facilitando muito a implantação desse tipo de equipamento na produção. Melhorias significativas podem ser percebidas em arrays desenvolvidos especificamente para flash, pois simplificam operações aumentando a confiabilidade e o desempenho. A maioria dessas plataformas simplificou o armazenamento para oferecer provisionamento baseado em capacidade e estabelecer políticas de proteção de dados.


8. O que dá mais agilidade ao ambiente de storage: os discos mecânicos ou os flash?

Existem recursos de integração de armazenamento para fornecer agilidade sob demanda. Essas integrações podem fornecer às organizações um nível de serviço sob demanda que antes só estava disponível para nuvens públicas.


9. O suporte ao ambiente de armazenamento em flash é simples?

O suporte nativo para integrações de aplicativos deve ser preferido em relação a integrações de terceiros com base em custo e complexidade. É necessário um ótimo suporte para resolver problemas de forma rápida e manter os acordos de nível de serviço exigentes. No entanto, o suporte fornecido por todos os fornecedores de tecnologia all flash varia consideravelmente. Na sua forma mais arcaica, o suporte é reativo, isto é, os clientes preenchem formulários e aguardam suporte para resolução de problemas. No entanto, o suporte de próxima geração combina a capacidade de análise para coletar dados de infraestrutura e prever cenários que possam causar problemas mesmo antes de surgirem. Assim, o suporte proativo e preditivo pode fazer uma grande diferença além de manter, e superar, acordos de nível de serviço.

converse com nossos profissionais all flash

All Flash - 4 tipos de memória