Hero image

Hybrid IT

A evolução tecnológica tem imposto aos data centers desafios além da simples manutenção das operações de TI. Eles também precisam ajudar as organizações a alcançarem objetivos estratégicos e a oferecerem serviços de alta qualidade aos seus clientes.

Benefícios para o negócio

  • Solução mais apropriada para o seu negócio
  • Todos os benefícios da consolidação
  • Sistemas de TI inteligentes para decisões mais rápidas
  • Menos complexidade e mais flexibilidade
  • Monitoramentos IP mais modernos, sem surpresas
Os 4 tipos de memória all flash

Os 4 tipos de memória all flash

Para garantir sua confiabilidade e viabilidade econômica, a memória flash deve ser tratada de forma diferente dos discos mecânicos de armazenamento. Isso porque cada vez que as células flash são programadas e apagadas elas sofrem um desgaste, isto é, a expectativa de vida de um dispositivo flash é expressa em ciclos de programa e apagamento (P/E)

O projeto básico de células flash é basicamente idêntico, entretanto a fabricação, a seleção de desempenho e as funções se diferenciam, diferenciando o comportamento, custo, desempenho e a confiabilidade do sistema final.

Abaixo há as descrições e diferenças dos quatro tipos de memória flash:

SLC é a célula de nível único (single-level cell). É considerado o único formato de flash adequado para armazenamento corporativo, pois ele armazena um bit em cada célula, tornando a confiabilidade alta, mas os custos também altos. Entretanto, esse formato de armazenamento foi descontinuado devido ao sucesso de sistemas totalmente flash baseados em eMLC e CMLC.

MLC é a célula de multinivel consumidor (consumer multi-level cell). A grande característica desse formado é que a densidade de armazenamento aumenta e o custo por GB reduz. Na maioria dos dispositivos de “varejo”, ou seja, usados por consumidores finais e em arrays de armazenamento corporativo, o formato de MLC usado é o cMLC, que apresenta o maior volume de memória flash fabricado atualmente. O cMLC inclui uma pequena porcentagem de flash com provisionamento extra (7% do espaço de endereços) e um conjunto limitado de recursos no firmware do controlador.

eMLC é a célula de multinivel corporativo (enterprise multi-level cell). O eMLC é um formato de MLC que tem como característica aumentar os ciclos de P/E, reservando uma parte significativa do espaço total de endereços de flash para provisionamento extra (OP, over provisioning), uma percentagem da memória física total reservada para substituir as células à medida que se desgastam. Em muitos casos, a memória flash eMLC inclui o firmware do controlador avançado para fornecer otimizações no nível do dispositivo.

TLC é a célula de nível triplo (triple-level cell). É a inovação mais recente no mercado de memória flash, possibilitando o armazenamento de 3 bits em cada célula, permitindo que a memória flash atenda melhor às necessidades de armazenamento essencial de capacidade. Devido à banda estreita no qual o valor de bit pode ser lido, a arquitetura desse formato é mais suscetível a erros de bits quando comparado ao formato MLC. Além disso, o formato TLC permite centenas de ciclos de gravação, podendo se desgastar mais rapidamente do que o formato MLC.

storage all flash: comparativo slc, emlc, cmlc, tlc

converse com nossos profissionais all flash

All Flash - Beneficios