Logicalis viabiliza campo conectado

Com o objetivo de levar a transformação digital ao campo, a Logicalis, empresa global de soluções e serviços de tecnologia da informação e comunicação, participa pelo terceiro ano consecutivo da Agrishow, maior evento de agronegócio no Brasil que acontece de 29 de abril a 3 de maio, em Ribeirão Preto (SP). Para apoiar empresas agropecuárias, cooperativas e seus cooperados, bem como fornecedores de maquinários e insumos e outros players ligados ao setor, a Logicalis desenvolve e integra soluções sob medida para os desafios do campo, com base em tecnologias inovadoras. Dessa forma, possibilita que as empresas tomem decisões mais assertivas e aumentem a eficiência da produção.
 
“Devido às características da agricultura tropical, o produtor rural brasileiro, por natureza, é um gestor de riscos. Seja por fatores climáticos e fitossanitários ou por variações de preços e custos, a rentabilidade do agronegócio brasileiro está sempre ameaçada, o que requer altos níveis de produtividade. Com a aplicação de tecnologia, conseguimos entregar soluções fim a fim, levando mais assertividade ao monitoramento da produção e alavancando a produtividade e competitividade do setor”, afirma Vitor Knop, consultor de agronegócio da Logicalis. 
 
Um dos destaques na oferta da Logicalis para o setor é o Centro de Operações Agrícolas, solução fim a fim que contribui para o aumento da eficiência e do desempenho das atividades em campo. Ao reunir informações coletadas por meio de tecnologias diversificadas de sensoriamento (como telemetria de maquinário e informações sobre irrigação, entre outros), o centro garante uma visão unificada de tudo o que acontece na fazenda, com monitoramento de medições em tempo real. Assim, possibilita a implementação de melhorias nos sistemas de agricultura de precisão e otimização dos processos produtivos.
 
Outra importante solução no portfólio da Logicalis para o agronegócio é o Diagnóstico da Lavoura, que combina o monitoramento agrícola por imagens de satélite, criação e operação de planos de voos de drones, detecção de pragas por análise de imagens (conhecida em inglês por video analytics) e geração de ortomosaicos em uma plataforma única, digital e inovadora, permitindo que o produtor tenha visão global sobre sua propriedade e sua lavoura.
 
O agronegócio oferece muitas outras possibilidades de aplicação de tecnologia em benefício dos negócios – e a Logicalis apresenta na Agrishow algumas outras soluções que fazem parte de sua oferta. Entre elas estão a Casa de Vegetação, que utiliza sensores para medir a incidência de raios ultravioleta, a temperatura e a umidade do ar entre outras informações sobre as condições para o plantio; solução de controle de acesso por meio de reconhecimento facial e acionamento automatizado, conhecida como Smart Door; sistemas de otimização logística e soluções de conectividade rural, entre outros.
 
Além disso, a Logicalis demonstrará durante a Agrishow como combina o uso de IoT e analytics para ampliar a inteligência financeira do setor, trazendo insights relevantes para segmentos como o crédito e o seguro rural. Com base em dados, é possível obter informações que indiquem uma possível quebra de safra ou como será a colheita, fornecendo informações mais detalhadas para a gestão de riscos e, consequentemente, uma precificação mais assertiva para serviços financeiros, como seguro e concessão de crédito.
 
Todas as soluções da Logicalis apresentadas na Agrishow 2019 são desenvolvidas sobre o AgroTools Hub powered by EUGENIO, plataforma criada a partir da parceria da Logicalis e da AgroTools. Ela conecta sensores de solo e maquinários, informações sobre o uso de insumos e dados externos à plantação, como volume de chuvas e, por meio do analytics, transforma os dados coletados em informação inteligente para orientar a tomada de decisão. “Junto com maquinário, irrigação, sementes, fertilizantes e defensivos, as soluções de TI, em conjunto com as de conectividade rural, passarão a fazer parte das operações do dia a dia e a ser encaradas pelo agronegócio brasileiro também como insumos fundamentais. Por isso, é essencial o apoio tecnológico em todos os processos no campo, para auxiliar nas atividades de agricultura de precisão e nas tomadas de decisão, e assim viabilizar resultados mais lucrativos e sustentáveis” finaliza Vitor Knop.
 
Palestra 
Quando: Dia 02/05 – às 10h
Onde: Arena do Conhecimento
Quem: Eduardo Terzariol
O que: Tecnologia e inovação: mais produtividade e competitividade no agronegócio
Na apresentação, falaremos sobre a aplicação de tecnologia e seus benefícios para todos os elos da cadeia do agronegócio, incluindo grandes produtores, cooperativas, startups e fornecedores, como indústria de insumos e instituições financeiras. Detalharemos alguns estudos de caso de aplicação do Agrotools Hub powered by EUGENIO em empresas do setor, assim como os benefícios em termos de redução de custos, aumento da produtividade e diminuição de erros e riscos para as corporações que se relacionam com o agronegócio.