Logicalis leva soluções disruptivas para toda a cadeia de produção na Futurecom

A Logicalis, empresa global de serviços e soluções de tecnologia da informação e comunicação, recria, na Futurecom 2018, uma vinícola para apresentar de maneira lúdica a diversidade de seu portfólio. Atuando fortemente com soluções de IoT, a empresa usará a cadeia de produção do vinho – desde o agronegócio, com o plantio da uva, até o varejo, com a entrega de uma melhor experiência ao consumidor – para apresenta-las durante o evento. Estarão presentes no estande da Logicalis os parceiros Akamai, Cisco, Fortinet, Itron, Unitec, Semeq, além da NubeliU e CoasinLogicalis, adquiridas pela empresa ao longo do último ano.

No campo, a empresa oferece soluções para agricultura de precisão, que acompanham o ciclo completo da produção agrícola, desde a conectividade rural até a análise de informações, passando pela coleta e processamento dos dados obtidos por meio de sensores.

Na próxima etapa da vinícola, é possível observar tecnologias de manufatura conectada que viabilizam a indústria 4.0. Neste setor, além de soluções preditivas, que antecipam possíveis falhas na produção, a Logicalis traz tecnologias prescritivas, que recomendam ações para amenizar possíveis impactos. A companhia ainda possui soluções de previsão de demanda energética, que, com base em informações coletadas por sensores, permitem saber com antecedência a necessidade de carga energética, evitando a parada da produção por falta de energia.

Além disso, o portfólio da empresa conta com aplicações que garantem a qualidade e a segurança do produto. A combinação de tecnologias permite rastrear e controlar materiais laboratoriais, como amostras do vinho, tanto durante o transporte quanto no armazenamento. Outros sensores ajudam a garantir a assepsia e higienização das mãos dos funcionários, ao monitorar o uso do display de álcool em gel.

Finalizada a produção de vinho, as garrafas podem ser transportadas para as lojas com segurança. Por meio da combinação entre blockchain e IoT, é possível rastrear a localização da frota e a temperatura de transporte, garantindo a imutabilidade do produto. Desta forma, por meio da leitura de um QR Code na loja, o consumidor pode acessar todas as informações do produto, como, por exemplo, a data de colheita da uva, o tempo de produção, a temperatura de transporte e até mesmo os dados de conservação do vinho no estabelecimento.

Ainda no varejo, serão apresentadas várias aplicações que visam a entrega de uma melhor experiência ao cliente. A realidade virtual aumentada permite visualizar todos os produtos que a loja oferece, sem que eles estejam expostos. Além disso, os clientes poderão vivenciar a simulação de uma compra via e-commerce com check out na loja física, onde haverá armários em que, por meio de um aplicativo, o consumidor conseguirá desbloquear o espaço correspondente ao seu pedido e retirar seus produtos.

Todas as tecnologias apresentadas pela Logicalis na Futurecom estão conectadas ao EUGENIO, plataforma de internet das coisas da empresa que correlaciona os dados coletados, gerando informações e insights de negócios para melhorar a tomada de decisões.

“A internet das coisas nos permite desenvolver soluções que impulsionam ainda mais a transformação digital. Aplicar IoT juntamente com outras tecnologias disruptivas, como inteligência artificial e blockchain, em diferentes segmentos de mercado, pode levar inúmeros benefícios aos negócios e melhorar a qualidade de vida das pessoas,” afirma Lucas Pinz, diretor de tecnologia da Logicalis.

Representada por Rodrigo Parreira, CEO da Logicalis Latin America, a Logicalis participará do painel “Como impulsionar os modelos e soluções IoT “made in Brazil”?”, que acontece no auditório Rondon, às 11h20 do dia 17.

A Logicalis estará presente também no espaço IoT Applications, onde apresentará o projeto de telegestão energética para iluminação pública, que está em funcionamento na cidade de Belo Horizonte.

Serviço:
Local: São Paulo Expo
Endereço: Rodovia dos Imigrantes, Km 1,5
Data: 15 a 18 de outubro