Empresa de varejo aprimora o relacionamento com cliente por meio de internet gratuita

Cenário

Com a evolução tecnológica, uma das maiores empresas de varejo do Brasil percebeu a necessidade de aproximar os clientes e proporcionar a eles uma experiência ainda melhor, oferecendo internet gratuita dentro de suas lojas. Para ajudá-la no projeto, contratou a PromonLogicalis, que desenhou uma solução que possibilitasse estreitar o relacionamento da companhia com seus consumidores. 

Solução

Como a rede varejista já contava com uma infraestrutura tecnológica de rede preparada para WiFi, o projeto se baseou na ampliação do link de conexão. Para garantir acesso seguro aos clientes, foi implementada a solução da Cisco chamada Identity Services Engine (ISE), em que os consumidores se cadastram e fazem o login para acessar a web. Além disso, para evitar o uso indevido da rede, foi implementada a solução Scan Safe Cisco que permite à equipe de TI da empresa monitorar tudo o que for acessado pelos clientes, bem como gerenciar os sites aos quais o acesso deve ser bloqueado.

Por meio de um sistema chamado Cisco Mobility Services Engine (MSE), a empresa consegue monitorar o cliente dentro de suas lojas. É possível saber, por exemplo, quais as seções ele visitou, quanto tempo passou em cada uma delas e quanto tempo gastou na fila. Esses dados são, então, transferidos para o sistema de business intelligence da empresa e, a partir de sua análise, utilizados para aprimorar o relacionamento com o cliente, além de otimizar os serviços oferecidos em suas instalações. 

Resultado

Com a implementação do projeto de acesso gratuito à internet, a empresa conseguiu aumentar a satisfação dos clientes ao oferecer-lhes uma melhor experiência em suas lojas. Além disso, com a analise dos dados coletados, a rede passou a contar com informações relevantes para a tomada de decisão em favor de seu negócio. Desta forma, otimiza investimentos, assegura a adoção de ações mais eficientes e gera um relacionamento ainda mais próximo de seus clientes.  

Além disso, o sistema WiFi será um radar para mapear padrões de comportamento, bem como melhorar a experiência dos consumidores nas lojas físicas, facilitando a escolha e a decisão de compra.